Início Comunicação Social Comissão Nacional discute papel da PJS na assessoria e animação da missão...

Comissão Nacional discute papel da PJS na assessoria e animação da missão salesiana

31
0

Com o suporte da Rede Salesiana Brasil (RSB), a Comissão Nacional da Pastoral Juvenil Salesiana (CNPJS) reuniu-se nos dias 27 e 28 de outubro, no Instituto Israel Pinheiro, Brasília (DF). O encontro contou com a presença dos referentes e coordenadores, Pe. Tiago Figueiró e Ir. Solange Sanchez.

A pauta fundamental da reunião foi a reflexão sobre a realidade da Articulação da Juventude Salesiana (AJS), a partir das orientações da Congregação e da Igreja do Brasil, sistematizadas no Quadro Referencial da Pastoral Juvenil Salesiana, e nos documentos da Pastoral Juvenil do Conselho Episcopal Latino Americano (CELAM) e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O acompanhamento e assessoria, bem como a atuação mesma dos jovens têm sofrido uma atenção muito especial que comumente se chamou “revitalização da Pastoral Juvenil”, a partir de um apelo ao “encantamento e aproximação” da realidade dos jovens e dos grupos juvenis.  Também a Congregação e a Família Salesiana estão fazendo esse caminho, com os passos do “Repensamento da Pastoral Juvenil Salesiana”, pedido especial do Capítulo Geral 26, em 2008.

Com a participação de alguns jovens do Conselho Nacional da AJS (CNAJS), salesianos e salesianas verificaram a realidade dos grupos juvenis no Brasil, fato a ser aprofundado e socializado em banco de dados, e atualizaram a “Carta de Identidade e Missão” que norteará a organização dos CNAJS, nos diferentes níveis de atuação, após a aprovação da Rede Salesiana Brasil (RSB).

A CNPJS propõe, motivada pelo “Projeto de animação e governo do Reitor-mor e Conselho Geral para o sexênio 2014-2020” que a AJS seja assumida pela RSB para favorecer a “práxis de trabalho em rede entre Inspetorias e Países”.

Neste mesmo encontro, com a ajuda do Pe. Pessinatti, diretor executivo da RSB, e do Pe. Agnaldo, coordenador da RESAS, respectivamente, se refletiu a atuação em Rede e suas várias identidades, bem como sobre a importância da CNPJS para a reflexão, assessoria e animação da missão salesiana – a pastoral juvenil – quer nos polos regionais, quer em âmbito nacional.

Ainda a CNPJS voltou seu olhar para a atuação pastoral da RSE, com a ajuda do Prof. Antonio Boeing, encaminhando especialmente as ações em vista de uma escola “em pastoral, educadora e evangelizadora”, no horizonte da celebração dos 50 anos da publicação do Documento sobre a Educação (Vaticano II).

O tema do próximo Encontro 2015 – “Educação e Pastoral” e a “identidade e missão da CNPJS no novo desenho da RSB”.  A CNPJS mantém seu Plano de ação para 2015 e 2016, e carinhosamente despede-se de seu referente SDB, Pe. Tiago Figueiró, e acolhe o novo referente Pe. Antonio de Assis Ribeiro (Pe. Bira), da Inspetoria de Manaus.

Fonte: Pe. Tiago Figueiró, SDB