Você está em:    Home      Notícias      Dia a Dia Salesiano      Conselheiro geral e delegados inspetoriais de Comunicação se reúnem virtualmente

Conselheiro geral e delegados inspetoriais de Comunicação se reúnem virtualmente

3 de agosto de 2020
Os delegados de Comunicação Social das inspetorias brasileiras reuniram-se virtualmente com o conselheiro geral para a comunicação, padre Gildásio Mendes dos Santos, na manhã desta sexta-feira, 31 de julho.

Participaram do encontro on-line: Aline Passos, Inspetoria de Campo Grande; padre Dirceu Fernando Belotto, Inspetoria de Porto Alegre; Pedro Barreto, Inspetoria de São Paulo; José Luís, Inspetoria de Manaus e padre João Carlos, Inspetoria de Recife.

Após a oração inicial, o padre João Carlos apresentou um panorama da articulação dos delegados no cenário inspetorial e nacional. Partiu do lugar do papel do delegado na organização inspetorial ao lado da pastoral, da formação e da animação missionária. Destacou a Comissão Nacional de Comunicação (CONAC), da qual é referente, como organismo ligado à Conferência das Inspetorias dos Salesianos do Brasil (CISBRASIL). Padre João também relembrou a última reunião da comissão, realizada em 2019, em Carpina, PE, com a presença do padre Filiberto González, então conselheiro geral e repassou os principais pontos tratados no encontro nacional deste ano dos delegados e coordenadoras, realizado de forma on-line. No espaço da atuação em rede, mencionou ainda os encontros de polo, com as inspetorias do mesmo território.

Posteriormente, o conselheiro geral detalhou os contatos que está mantendo nas sete regiões da Congregação e falou sobre como encaminhou a formação de uma equipe de articulação a nível de América (com referentes dos delegados, das rádios, dos editoriais e do Boletim Salesiano). Adiantou uma reflexão sobre novos elementos e novas sensibilidades na área da comunicação, particularmente sintonizados com o carisma e a missão salesiana. Falou assim de uma metodologia pastoral que permeia os documentos emanados pelo Papa Francisco, que acentua o discernimento, o processo, a cultura do encontro, a presença. Tratou ainda da necessária sinergia com a Pastoral Juvenil e a Família Salesiana. Sobre o documento que embasa a comunicação, informou estar sendo encaminhada uma atualização do Sistema Salesiano de Comunicação Social, com ênfase em elementos antropológicos e cristológicos, entre outros. Anunciou uma atenção especial a ser dada às artes (música, teatro, literatura, dança, teatro, etc.). Adiantou também uma reflexão que toca a digitalização do mundo e a logoritimização da sociedade.
No fim do encontro foi anunciada a data do Encontro Continental dos Delegados, previsto para ser realizado em Campos do Jordão, SP, de forma on-line, de 9 a 11 de setembro.

P. João Carlos Ribeiro, sdb

 

Fonte: Inspetoria Salesiana de Recife

Comments

comments

Comente!

Contato

  • +55 67 3312 6400
  • Rua Pe João Crippa, 1437
  • CEP 79002-390 - Campo Grande, MS