Início Comunicação Social “Fazemos parte do grande mapa salesiano sonhado por nosso pai, Dom Bosco”:...

“Fazemos parte do grande mapa salesiano sonhado por nosso pai, Dom Bosco”: o mapa salesiano de 2020

46
0

(ANS – Roma) – “Jesus Cristo, comunicador do Pai, disse aos seus discípulos: ‘Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura’ (Mc 16:15). Dom Bosco, comunicador do amor do Pai pelos jovens, deixou seu testemunho aos salesianos no grande lema: ‘ Da mihi animas, caetera tolle ‘. Dom Bosco, respondendo fielmente ao chamado do amor de Deus em sua vida, seguindo Jesus Cristo, comunicador do Pai, desenhou o mapa do mundo em seu coração e sonhava em educar e evangelizar os jovens onde quer que estivessem “. Assim, o P. Gildásio Mendes dos Santos, SDB, Conselheiro Geral de Comunicação Social, iniciou sua mensagem de apresentação do Mapa 2020 da presença salesiana no mundo.

P. Gildásio Mendes dos Santos continua:

Seu sonho, como sementes do Evangelho, se espalhou por todo o mundo. A semente cresceu e se transformou em uma grande família salesiana. Somos um grande movimento de pessoas que amam a Deus e os jovens.

Fazemos parte do grande mapa salesiano sonhado por nosso pai, Dom Bosco.

Vindos de todos os continentes, traçamos o mapa salesiano com nosso amor pelos jovens. Um mapa sempre novo, porque foi desenhado com as cores e a beleza do carisma salesiano. Está sempre aberto, sem fronteiras, porque acolhe todos os jovens, especialmente os mais pobres e necessitados.

Neste mapa do mundo, cada salesiano de cada comunidade participa das características educacionais deste grande mapa da evangelização dos jovens. Cada comunidade, de cada Inspetoria, neste mapa é um caminho que educa para a vida e a esperança.

Todos os nossos trabalhos em todos os países em que operamos fornecem a cor e a dinâmica da missão salesiana a serviço daqueles a quem somos enviados, nas diversas regiões e culturas.

Nós somos o mapa da juventude! Mapa constituído pela Família Salesiana: Salesianos, Filhas de Maria Auxiliadora, Cooperadores Salesianos, Associação de Maria Auxiliadora, Ex-Alunos e amigos de Dom Bosco.

Nós somos o mapa das novas linguagens da juventude, o mapa digital e o mapa das redes sociais. Como uma grande rede de amor e serviço aos jovens, somos as redes educacionais que dão vitalidade e visibilidade ao mapa salesiano do mundo.

Dom Bosco, em Valdocco, foi o criador deste mapa que continuamos a redesenhar todos os dias de nossa vida junto com nossos jovens.

Numa tarde de 1883, de acordo com as Memórias Biográficas , Dom Filippo Rinaldi entrou no escritório de Dom Bosco em Turim para uma conversa informal e ficou surpreso ao ver Dom Bosco com um mapa do mundo em sua mesa e com os olhos perdidos na imensidão dos lugares no mundo. Assim, Dom Bosco pensou em enviar seus salesianos como missionários em todo o mundo, para criar um mundo de evangelização.

Dom Bosco sempre acreditou que foi Maria Auxiliadora que fez tudo. Confiamos a ela todos os membros da Família Salesiana, todos os jovens, amigos que compartilham o dom do carisma salesiano em todas as nações, formando o grande e sempre novo mapa salesiano, um mapa para hoje e amanhã.

O mapa “Salesianos no mundo” está disponível em duas versões e três formatos , no site sdb.org.