Início Instituição de Ensino Superior ANEC realiza seminário sobre ‘Vivência da Sinodalidade na escola católica’ em Campo...

ANEC realiza seminário sobre ‘Vivência da Sinodalidade na escola católica’ em Campo Grande

75
0

O professor Brasdorico Merqueades dos Santos e o Dr. P. João dos Santos Barbosa Neto foram os responsáveis por aprofundar o tema da “Vivência da Sinodalidade na escola católica” no evento realizado nesta sexta-feira (31/03) no anfiteatro do Colégio Salesiano Dom Bosco de Campo Grande.

O seminário ‘Dia ANEC – Mato Grosso do Sul’ contou com a presença de representantes de escolas e universidades católicas de diversos município do Estado, como Campo Grande, Corumbá, Dourados e Três Lagoas. A Associação Nacional de Educação Católica do Brasil, conforme o estatuto da instituição, tem como finalidade atuar em favor de uma educação de excelência, assim como promover uma educação cristã evangélico-libertadora, entendida como aquela que visa à formação integral da pessoa humana, sujeito e agente de construção de uma sociedade justa, fraterna, solidária e pacífica, segundo o Evangelho e o ensinamento social da Igreja. Além disso, proclamar a liberdade de ensino consagrada na Declaração Universal dos Direitos Humanos, na Constituição da República Federativa do Brasil e nos ensinamentos do magistério eclesial.

O professor Brasdorico é titular das disciplinas “Humanidades” e “O ser humano e o cuidado” na Universidade Católica Dom Bosco; Colaborador da Pastoral da Universidade e Coordenador do curso de Pós-Graduação em Salesianiade.  Graduado em Filosofia e Teologia, também é  doutorando em Ciências Sociais pela Universidade Silva Henriquez (Santiago – Chile). Ele abordou o tema da Campanha da Fraternidade deste ano com a vivência da sinodalidade na escola católica. “Um dos princípios fundamentais da sinodalidade é a escuta, e uma da principais escutas que nós temos que fazer é a vontade de Deus. E a vontade de Deus é termos um mundo mais justo fraterno e solidário, com pessoas mais felizes. Então, a vontade de Deus passa pelo social”, declarou.

O outro palestrante da tarde, professor doutor P. João dos Santos Barbosa Neto, é Licenciado em Filosofia (UCDB/MS), Bacharel em Teologia (UPS/ITÁLIA), Pós-graduado latu senso em Counseling (IATES/PR), Pós-graduado latu senso em Psicopedagogia (UCDB), Mestre em Teologia Pastoral (UPS/ITÁLIA) e Doutor em Teologia Pastoral (UPS/ITÁLIA). Ele apresentou alguns aspectos da vivência da sinodalidade na escola católica como um grande desafio que precisa ser confrontado nos dias de hoje. “A pedagogia salesiana e a sinodalidade têm uma linha comum que é o caminhar juntos com a juventude. Os jovens são protagonistas e a sinodalidade não é um evento, um momento fechado que começa e termina e que produz-se um documento. Ela é um modo de ser, de caminhar. Algo que é iniciado e que vai permanecer dentro da Igreja. É escutar o jovem com atenção, deixar-se mover pelos pensamentos deles porque eles conhecem a realidade onde vivem, a sensibilidade de outros jovens e, sobretudo, podem dar ideias novas para nós. E estejam atentos, a sinodalidade não é um ato democrático ou parlamentar, é uma inspiração do Espírito Santo. Escutá-los para depois discernir, colhendo e sendo abertos à ação do Espírito Santo”, explicou.

Euclides Fernandes

DRT/MS 55/02