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ANEC realiza seminário sobre ‘Vivência da Sinodalidade na escola católica’ em Campo Grande

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O professor Brasdorico Merqueades dos Santos e o Dr. P. João dos Santos Barbosa Neto foram os responsáveis por aprofundar o tema da “Vivência da Sinodalidade na escola católica” no evento realizado nesta sexta-feira (31/03) no anfiteatro do Colégio Salesiano Dom Bosco de Campo Grande.

O seminário ‘Dia ANEC – Mato Grosso do Sul’ contou com a presença de representantes de escolas e universidades católicas de diversos município do Estado, como Campo Grande, Corumbá, Dourados e Três Lagoas. A Associação Nacional de Educação Católica do Brasil, conforme o estatuto da instituição, tem como finalidade atuar em favor de uma educação de excelência, assim como promover uma educação cristã evangélico-libertadora, entendida como aquela que visa à formação integral da pessoa humana, sujeito e agente de construção de uma sociedade justa, fraterna, solidária e pacífica, segundo o Evangelho e o ensinamento social da Igreja. Além disso, proclamar a liberdade de ensino consagrada na Declaração Universal dos Direitos Humanos, na Constituição da República Federativa do Brasil e nos ensinamentos do magistério eclesial.

O professor Brasdorico é titular das disciplinas “Humanidades” e “O ser humano e o cuidado” na Universidade Católica Dom Bosco; Colaborador da Pastoral da Universidade e Coordenador do curso de Pós-Graduação em Salesianiade.  Graduado em Filosofia e Teologia, também é  doutorando em Ciências Sociais pela Universidade Silva Henriquez (Santiago – Chile). Ele abordou o tema da Campanha da Fraternidade deste ano com a vivência da sinodalidade na escola católica. “Um dos princípios fundamentais da sinodalidade é a escuta, e uma da principais escutas que nós temos que fazer é a vontade de Deus. E a vontade de Deus é termos um mundo mais justo fraterno e solidário, com pessoas mais felizes. Então, a vontade de Deus passa pelo social”, declarou.

O outro palestrante da tarde, professor doutor P. João dos Santos Barbosa Neto, é Licenciado em Filosofia (UCDB/MS), Bacharel em Teologia (UPS/ITÁLIA), Pós-graduado latu senso em Counseling (IATES/PR), Pós-graduado latu senso em Psicopedagogia (UCDB), Mestre em Teologia Pastoral (UPS/ITÁLIA) e Doutor em Teologia Pastoral (UPS/ITÁLIA). Ele apresentou alguns aspectos da vivência da sinodalidade na escola católica como um grande desafio que precisa ser confrontado nos dias de hoje. “A pedagogia salesiana e a sinodalidade têm uma linha comum que é o caminhar juntos com a juventude. Os jovens são protagonistas e a sinodalidade não é um evento, um momento fechado que começa e termina e que produz-se um documento. Ela é um modo de ser, de caminhar. Algo que é iniciado e que vai permanecer dentro da Igreja. É escutar o jovem com atenção, deixar-se mover pelos pensamentos deles porque eles conhecem a realidade onde vivem, a sensibilidade de outros jovens e, sobretudo, podem dar ideias novas para nós. E estejam atentos, a sinodalidade não é um ato democrático ou parlamentar, é uma inspiração do Espírito Santo. Escutá-los para depois discernir, colhendo e sendo abertos à ação do Espírito Santo”, explicou.

Euclides Fernandes

DRT/MS 55/02