Início Instituição de Ensino Superior Salesiano abençoa artistas circenses em Campo Grande

Salesiano abençoa artistas circenses em Campo Grande

86
0
P. Idenílson abençoa artistas e funcionários do Circo Mágico em Campo Grande. Foto: Pastoral UCDB

Na tarde da quinta-feira (20/07) os artistas do Circo Mágico, instalado no Shopping Bosque dos Ipês, em Campo Grande, receberam uma bênção especial. O P. Idenílson Lemes da Conceição, Pró-reitor de pastoral da UCDB – Universidade Católica Dom Bosco, abençoou o espaço e as pessoas que trabalham naquelas instalações.

A atividade circense tem uma forte ligação com os primórdios da Congregação Salesiana. São João Bosco, ainda criança, aprendeu muitas técnicas circenses para atrair as pessoas e depois transmitir-lhes os ensinamentos do Evangelho.

“Com essa Benção no Circo Mágico que está localizado no Shopping Bosque do Ipês, lembremos do exemplo de Dom Bosco que utilizava da mágica e das artes circenses para aproximar dos jovens e assim pregar o Evangelho” declarou o salesiano nas redes sociais.

A relação de São João Bosco com as artes circenses está ligada à sua abordagem educacional e pastoral. Ele tinha um carinho especial pelos jovens e acreditava na importância de uma educação inclusiva e holística. Para alcançar os jovens mais difíceis, em especial os que viviam em situação de risco e vulnerabilidade nas áreas urbanas, São João Bosco usou uma abordagem inovadora e criativa.

Uma das técnicas educacionais usadas por São João Bosco era a chamada “pedagogia do divertimento” ou “sistema preventivo”. A ideia é que, ao envolver os jovens em atividades lúdicas e divertidas, como jogos, esportes e até mesmo as artes circenses, é possível manter os jovens afastados da criminalidade e da ociosidade, além de lhes proporcionar um ambiente saudável para o desenvolvimento pessoal e espiritual.

São João Bosco percebeu que a atração que as artes circenses exerciam sobre os jovens poderia ser canalizada de maneira positiva, contribuindo para a formação moral e cívica dos mesmos. Dessa forma, ele encorajava a inclusão de atividades circenses nas atividades de lazer e educação dos jovens que frequentavam as instituições salesianas.

Por meio do uso das artes circenses, São João Bosco buscava criar um ambiente de confiança, respeito e alegria, onde os jovens se sentissem acolhidos e motivados a se desenvolverem integralmente. Essa abordagem inovadora e centrada no cuidado com os jovens se tornou uma característica distintiva da pedagogia salesiana e é um dos legados de São João Bosco até os dias atuais.