Início Escola Momentos cívicos marcam festa do Dia da Independência no Colégio Dom Bosco...

Momentos cívicos marcam festa do Dia da Independência no Colégio Dom Bosco em Campo Grande

24
0
Momento cívico festejou o Dia da Independência do Brasil no Colégio Salesiano Dom Bosco de Campo Grande (MS). Foto: Divulgação Assessoria

Alunos, professores, colaboradores e comunidade religiosa estiveram reunidos no pátio do Colégio Dom Bosco de Campo Grande (MS) na manhã desta quarta-feira (06/09) para uma solenidade cívica em comemoração ao ‘Dia da Pátria’.

O diretor do Colégio Dom Bosco, P. Wagner Galvão, hasteou a bandeira do Brasil ao som do Hino nacional. Também foram hasteadas as bandeiras de Mato Grosso do Sul e da cidade de Campo Grande, nos três mastros existentes entre as quadras principais do pátio.

No período vespertino os alunos foram reunidos na capela do colégio para uma acolhida em que se destacou a importância dos valores cívicos da Pátria, da família e fé em Deus para o bom desenvolvimento da sociedade e de uma Nação como o Brasil. Os alunos cantaram o hino nacional e demonstraram respeito pelos símbolos pátrios, que ficaram expostos diante do presbitério.

As solenidades cívicas proporcionam uma oportunidade para ensinar aos alunos sobre os símbolos nacionais, como a bandeira e o hino, e explicar seu significado. Isso ajuda a construir um senso de identidade nacional e promove o respeito pela história e pela cultura do país.

Ao hastear a bandeira e cantar o hino nacional, os alunos desenvolvem um senso de patriotismo e pertencimento à nação. Isso contribui para a formação de cidadãos responsáveis e comprometidos com o bem-estar da comunidade e do país.

A participação em solenidades cívicas ensina aos alunos sobre o respeito pelos símbolos nacionais e pelos outros membros da sociedade. Isso promove valores de cidadania ativa e respeito mútuo.

Reunir os alunos no pátio da escola para realizar essas cerimônias promove a coesão e o senso de comunidade dentro da instituição. Os alunos aprendem a trabalhar juntos em um ambiente solene e respeitoso.

As solenidades cívicas também podem ser uma oportunidade para destacar a diversidade cultural do país e promover o respeito pelas diferentes tradições e grupos étnicos. Isso contribui para uma compreensão mais profunda da sociedade multicultural em que vivemos.

A participação em solenidades cívicas ajuda os alunos a desenvolverem habilidades importantes, como expressão oral, coordenação e organização. Além disso, eles aprendem a seguir protocolos e rituais, o que pode ser valioso em várias áreas da vida. Essas cerimônias conectam os alunos com a história e a tradição do país, mostrando-lhes como as gerações passadas valorizavam esses símbolos nacionais e como eles desempenharam um papel importante na construção da nação.