Início Paróquias Leigos recebem investidura e renovam compromissos de ministros da Sagrada Comunhão Eucarística...

Leigos recebem investidura e renovam compromissos de ministros da Sagrada Comunhão Eucarística em Corumbá

343
0
P. João Neto faz a investidura dos novos ministros da Sagrada Comunão Eucarística em Corumbá. Foto: PASCOM Santuário NSA.

A celebração da Santa Missa do Terceiro Domingo do Tempo Comum (21/01) no Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora, em Corumbá (MS) teve um momento especial para um grupo de leigos atuantes na comunidade. Eles devem atuar como ministros da Sagrada Comunhão na comunidade.

Agora o Santuário possui 18 Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística. Dez deles renovaram os compromissos e oito receberam a investidura durante a Santa Missa deste domingo, às 9h00.

De acordo com o reitor do Santuário, P. João dos Santos Neto, a preparação dos novos MECEs (Ministros Extraordinários da Comunhão Sagrada Eucarística) ocorreu nos finais de semana dos meses de novembro e dezembro de 2023. “Eles tiveram uma preparação bíblica, teológica e liturgica das funções, deveres e responsabilidades referentes ao ministério que iriam assumir com professores especializados nas respectivas áreas”, destacou o reitor do Santuário.

Os ministros extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística são chamados a atuarem na vida da comunidade, desempenhando as funções de distribuir a Sagrada Comunhão ao povo de Deus na ausência do Sacerdote ou ajudando-o nas Santas Missas; de levar a Sagrada Comunhão aos idosos com dificuldade de se locomover, enfermos, agonizantes em suas residências ou nos hospitais; de dirigir o Culto litúrgico da Palavra na ausência do Sacerdote e de Celebrar as Exéquias, de dar bênçãos; e de expor o Santíssimo para adoração comunitária sem dar a bênção do Santíssimo.

Para o Reitor do Santuário Salesiano, o trabalho dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística é de grande valor para a comunidade. “A importância dos MECEs é a materialização do engajamento do batizado na vida da comunidade colaborando na missão evangelizadora da Igreja com um ministério específico”, declarou P. João Neto.