Início Paróquias Gincana Mariana inspira solidariedade nos jovens da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Gincana Mariana inspira solidariedade nos jovens da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

109
0

As atividades do mês de maio na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, de Campo Grande (MS), motivaram a solidariedade entre a juventude salesiana de diversos movimentos e pastorais da comunidade, como acolhida, música, acolitato e comunicação. O resultado foi a arrecadação de cerca de meia tonelada de itens alimentícios e de vestuário.

A Gincana Mariana está se tornando tradição na Paróquia, e este é o terceiro ano consecutivo em que é realizada com excelência, resultando em solidariedade às pessoas que mais necessitam. A primeira edição aconteceu em meio à pandemia de covid19 e, por este motivo foi realizada com a ajuda do WhatsApp, aplicativo em que os desafios, também chamados “enigmas”, foram lançados nos grupos criados para a gincana. Já na segunda, mesmo com as restrições sanitárias ainda em vigor, os grupos de jovens puderam se reunir presencialmente.

Neste ano de 2022, terceira edição da gincana, a equipe organizadora, composta por lideranças juvenis da Articulação da Juventude Salesiana e assessores adultos, formou quatro times que foram nomeados pelos jovens com seus santos e beatos de devoção: Santa Teresinha do Menino Jesus, Beato Carlo Acutis, Madre Teresa de Calcutá e São João Paulo II.

Os times trabalharam com divulgação nas redes sociais e a arrecadação de brindes doados para a ação entre amigos. A venda de números de rifa possibilitou a arrecadação em dinheiro para a compra de alimentos não perecíveis, produtos de higiene e limpeza. Além disso, os jovens arrecadaram doações de brinquedos, roupas, calçados e cobertores, sobretudo de inverno, diante do período de frio que se aproximava.

Nos bairros ao redor da matriz, esta ação dos jovens que retrata a Igreja em saída, tão estimulada pelo Papa Francisco, motivou também outras pessoas, que acolheram o convite à caridade e fizeram suas contribuições.

Além da ação concreta, os times realizaram ações de evangelização, produzindo conteúdo digital sobre a vida do santo ou beato que cada time adotou como nome.

A final da Gincana Mariana aconteceu no dia 29 de maio, iniciando às 10h com a Santa Missa. Após a Celebração Eucarística, a equipe organizou diversas atividades no Oratório São Paulo VI. A Gincana foi recheada de jogos de competição como a elaboração de um grito de guerra, queimada e “corrida do ovo”, e claro, cada uma dessas atividades gerava pontos para a equipe vencedora do jogo. Os jovens se prepararam para a final com camisetas, caracterizados com a cor dos times, e como de costume, repletos de alegria salesiana.

Na programação, houve também momentos de reflexão, com leitura da Palavra de Deus e dinâmicas sobre a união da comunidade. Também não faltou a espiritualidade mariana, comemorado com fervor no mês de maio, período em que as casas salesianas dedicam à devoção a Nossa Senhora Auxiliadora. Em seguida, houve adoração ao Santíssimo Sacramento, guiada pelo vigário paroquial, Padre João Vitor Ortiz.

Os times também puderam partilhar sobre a experiência da Gincana, que inspirou nos jovens valores cristãos de solidariedade, amor ao próximo, serviço, entrega e missão.

Maria Emanuelly Fidelis, 16 anos, guia do time Madre Teresa de Calcutá, vencedor desta 3ª Edição da Gincana Mariana. “No início foi um desafio unir o time, mas no final nos tornamos uma família. Não foi fácil, saímos quase todos os dias pelas ruas do bairro Santo Antônio arrecadando alimentos e vendendo a ação entre amigos, foi uma das melhores experiências que já tive, foi cansativo, porém foi um cansaço gratificante por estar ajudando o próximo. Eu realmente espero que a gincana tenha tocado o coração de todos os jovens para que possamos ser pessoas melhores e mais caridosas. A gincana deixou uma mensagem de união na comunidade, nos mostrou que precisamos fazer isso acontecer, sem a união na comunidade não estaremos em Cristo. Quero muito agradecer toda a organização da 3ª Gincana Mariana, pois sem eles não teríamos tido todos esses momentos que guardaremos para vida. Agradeço também pelo companheirismo do meu time e das tias que nos acompanharam, sem vocês nada seria possível, estou muito grata e ansiosa pela 4ª Gincana Mariana”, disse.

Todo o resultado do empenho dos times foi destinado ao grupo da Sociedade de São Vicente de Paulo, também chamados Vicentinos, que são grupos de leigos atuantes no trabalho voltado à caridade, dando assistência a famílias em situação de vulnerabilidade. Atualmente, os Vicentinos da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora atendem mais de 50 famílias e desde o mês de maio vêm realizando ações para distribuição dos itens arrecadados pela Gincana Mariana.

Gabriela Vilela

Assistente de Comunicação – MSMT

Créditos das imagens: PASCOM – Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora