Início Paróquias Pastoral da Criança de Campinápolis recupera 9 crianças de desnutrição em aldeia...

Pastoral da Criança de Campinápolis recupera 9 crianças de desnutrição em aldeia xavante

48
0

A Pastoral da Criança da Paróquia pessoal São Domingos Sávio esteve na aldeia xavante Santa Fé, em Campinápolis e se deparou com a realidade de 9 crianças com baixo peso e risco de morte, em um quadro de desnutrição grave. Essas crianças, após 1 mês de acompanhamento dos agentes, deram salto significativo na melhora e recuperação de peso. Durantes esse período, as famílias receberam doações de cestas básicas, pesagem e acompanhamento semanal. Em alguns dias, foi servido um sopão para todos da aldeia.

Duas crianças precisaram ser internadas na CASAI – Casa de Saúde Indígena – para um melhor acompanhamento e as outras ficaram na própria aldeia e se recuperaram por meio das orientações e ajuda da pastoral da criança.

Participam da equipe da Pastoral da Criança, o diácono salesiano José Alves, a nutricionista da SASAI Delma Cristina, a indígena líder da Pastoral da Criança, Djanira Ro’ojadwe Tsi’ewadi e mais um voluntário belga, Dieter Willems.

Além das ações na aldeia Santa Fé, o voluntário Belga participou das atividades com a equipe do projeto AMA, coordenada pelo Mestre Luís Würstle, que esteve nesses dias em Campinápolis para dar manutenção nos poços artesianos nas aldeias 10 mandamentos, Madre Laura, São Tiago, Tehidzatsé e São Tiago.

Dieter é economista e passou cerca de um mês nas terras indígenas de Mato Grosso acompanhando os trabalhos missionários e ficou impressionado com a experiência. Percebeu que é preciso muito pouco para fazer as pessoas felizes. “Servimos uma sopa simples, e as crianças sem talheres, pratos ou mesa, já ficavam muito gratas felizes com a comida”, afirmou.