Início Formação Formandos salesianos de 4 etapas realizam encontro em Campo Grande

Formandos salesianos de 4 etapas realizam encontro em Campo Grande

200
0
Encontro de formandos reúne salesianos de 4 etapas formativas em Campo Grande. Foto: MSMT

Um encontro especial reuniu os salesianos das etapas formativas do pré-noviciado, pós-noviciado, tirocínio e teologia no último final de semana em Campo Grande. Durante dois dias, os formandos estiveram reunidos para momentos de oração, meditação e convivência fraterna. Além dos formandos da Inspetoria de Campo Grande (BCG), também participaram os salesianos pós-noviços das inspetorias de Belo Horizonte (BBH) e Manaus (BMN). No total, apenas três formandos da Inspetoria de Campo Grande não puderam comparecer, pois estão cumprindo suas etapas formativas na Europa, África e em Minas Gerais.

O encontro teve início na sexta-feira (30/06) e encerrou-se no sábado (01/07). A parte formativa do evento foi conduzida pelo Padre Juan Diego Giraldo Aristizábal, reitor do seminário diocesano da arquidiocese de Campo Grande. Padre Juan Diego é membro da Companhia dos Padres de São Sulpício (Sulpicianos), ordenado há 22 anos e incardinado na Arquidiocese de Medellín, na Colômbia. Ele possui vasta experiência como formador, tendo atuado por 14 anos em seminários na Colômbia e no Brasil, nas cidades de Crato (CE) e Campo Grande (MS). Além disso, possui formação acadêmica em Filosofia e Teologia pela Universidade Pontifícia Bolivariana de Medellín, com mestrado em Teologia Dogmática e qualificação doutoral em “A relação Logos-Agape como chave de interpretação do homem em J. Ratzinger” pela Universidade Gregoriana.

O encontro teve início com a oração das Laudes pela manhã. Em seguida, Padre Juan Diego ministrou uma palestra sobre Direção Espiritual. Diversas autoridades salesianas estiveram presentes no evento, incluindo o inspetor, Padre Ricardo Carlos, o vigário inspetorial e delegado para a formação, Padre Elias Roberto, os formadores do pós-noviciado, Padre Osmar Bezutte e Irmão José Maria Vergara, e o diretor do pré-noviciado, Padre Adalberto de Jesus.

Após o almoço, o inspetor, Padre Ricardo, conversou com os formandos, proporcionando um momento de troca de experiências por meio de perguntas e respostas. À noite, todos os participantes desfrutaram de um espaço para convivência e integração em um clima familiar.

O segundo dia do encontro começou com a celebração da Santa Missa, e o restante do dia foi dedicado ao lazer e à convivência fraterna entre os formandos. O evento encerrou-se no final da tarde, com cada grupo retornando para suas respectivas casas de formação. Esse encontro proporcionou aos salesianos das diferentes etapas formativas a oportunidade de fortalecer os laços de fraternidade e aprofundar sua vida espiritual. Além disso, permitiu a troca de experiências entre os formandos, enriquecendo assim o processo de formação salesiana.