Início Comunicação Social Família Salesiana comemora a inauguração da cripta de Dom Bosco

Família Salesiana comemora a inauguração da cripta de Dom Bosco

125
0

O dia 27 de agosto ficará marcado na memória da Família Salesiana e da Juventude Salesiana no Brasil. No Santuário de Dom Bosco, localizado na capital federal, foi inaugurada a cripta que contém uma estátua e uma relíquia do braço direito do santo da juventude. “É um grande presente que nós acolhemos com alegria, com gratidão e com zelo, querendo valorizar cada vez mais essa presença. Quero agradecer ao Reitor-mor e à Congregação Salesiana pelo presente que estão dando à Brasília e ao Brasil da urna com as relíquias de Dom Bosco”, discursou o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Cardeal Dom Sérgio da Rocha.

Ao presidir a celebração solene, que começou às 10h30 da manhã deste domingo (27), o cardeal declarou oficialmente a Igreja como Santuário de Dom Bosco, ou seja, ela passa a ser um local de grandes peregrinações e de forte espírito de oração. Estavam presentes na celebração, o representante do Reitor-mor, Pe. Natale Vitali (Conselheiro Regional do Cone-Sul); os Inspetores e as Inspetoras do Brasil, bispos, sacerdotes, leigos e os 400 jovens que participavam da comemoração dos 20 anos da Articulação da Juventude Salesiana (AJS) no país.

“O primeiro passo já foi dado: a construção da cripta para acolher o belo presente que recebemos. Os próximos passos na divulgação e dinamização desta fonte de graças para a Igreja, para os jovens e para as famílias depende de todos nós. Eis o nosso compromisso!”, apontou o Inspetor de Belo Horizonte, Pe. Orestes Carlinhos Fistarol, responsável pelas obras salesianas em Brasília.

Após a celebração, houve o descerramento da placa inaugurando a cripta e a benção de Dom Sérgio Rocha no monumento de devoção.

cripta_do_santuario_dom_bosco

Brasília e Dom Bosco

A escolha de Brasília para abrigar a urna tem a ver com a forte relação simbólica da cidade com o Santo dos Jovens. Conta-se que Dom Bosco sonhou Brasília 77 anos antes de sua construção, em um sonho preciso e com riqueza de detalhes, em que previu até os meridianos do mapa onde se instauraria a capital. “Entre os graus 15 e 20 havia uma enseada bastante longa e bastante larga, que partia de um ponto onde se formava um lago (…). Aparecerá aqui a terra prometida, que jorra leite e mel. Será uma riqueza inconcebível”, escreveu São João Bosco.

Mensalmente, o Santuário recebe a visita de duas mil pessoas, após a permanência da relíquia, o templo calcula que quatro mil pessoas passem pelo local mensalmente para conhecer o Santuário e venerar a relíquia do Padroeiro.

Fládima Christofari, com informações da Inspetoria São João Bosco