Início Ação Social Curso de cultivo de orgânicos beneficia participantes do Projeto Gerando Futuro em...

Curso de cultivo de orgânicos beneficia participantes do Projeto Gerando Futuro em Três Lagoas

20
0
Atendidos do Centro Juvenil de Três Lagoas participam de curso técnico para cultivo de orgânicos em Três Lagoas (MS). Foto: Divulgação.

Doze participantes do Projeto Gerando Futuro, através de uma parceria do Centro Juvenil Jesus Adolescente com o Sindicato Rural de Três Lagoas, foram agraciados com um curso de Cultivo Orgânico de Hortaliças. A iniciativa, realizada em cooperação com a Petrobrás, trouxe conhecimento e habilidades fundamentais para a prática de agricultura orgânica e sustentável na região.

O curso foi ministrado pelo técnico agrônomo Enio Luiz da Silva, do SENAR, e abordou aspectos teóricos e práticos ao longo de três dias. Entre os tópicos explorados, destacaram-se o meio ambiente, legislação orgânica, o mercado de trabalho no setor, técnicas de preparação do solo, compostagem e estratégias para o controle de insetos e ácaros, sem o uso de agrotóxicos prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.

A importância do cultivo orgânico de hortaliças tem ganhado destaque devido aos benefícios para a saúde humana e a conservação ambiental. Nesse contexto, a parceria entre o Centro Juvenil Salesiano e o Sindicato Rural de Três Lagoas se revelou essencial para capacitar os membros do Projeto Gerando Futuro, que visam promover uma agricultura mais sustentável na região. A iniciativa também vem ao encontro da orientação da Carta Encíclica do Papa Francisco, “Laudato Sí”, que pede um cuidado especial com a “casa comum”.

Ao término do curso, os participantes expressaram sua satisfação e a sensação de estarem mais preparados e habilidosos para contribuir com o Projeto Gerando Colheita, uma iniciativa acompanhada de perto pelo Educador Ambiental Caio Cotrim. Este curso é um passo importante na direção de uma agricultura mais consciente e responsável, alinhada com as demandas atuais de preservação ambiental e saúde pública.