Início Animação Missionária Conselheiro Geral para as Missões visita Inspetoria Salesiana de Campo Grande

Conselheiro Geral para as Missões visita Inspetoria Salesiana de Campo Grande

354
0
P. Alfred Maravilla visita o Museu das Culturas Dom Bosco em Campo Grande. Foto: MSMT

Padre Alfred Maravilla chegou a Campo Grande (MS) na noite da quinta-feira (23/11). Ele foi recebido na sede inspetorial pelo P. Ricardo Carlos, inspetor, e pelo P. Aldir da Silva, delegado inspetorial para a pastoral juvenil.

Já nesta sexta-feira (24/11), o primeiro compromisso foi a visita ao Museu das Culturas Dom Bosco. A obra salesiana completou 72 anos de história em Campo Grande. Vários sacerdotes salesianos trabalharam para a construção e manutenção do Museu, em especial P. Antônio Colbachini, P. Félix Zavattaro, P. Cesar Albisetti, P. Angelo Venturelli e P. João Falco – responsável pela obtenção da maior parte do acervo da instituição.

O Conselheiro Geral para as Missões veio acompanhado pelo P. Reginaldo Cordeiro, originário da Inspetoria de Manaus e que hoje é membro da equipe do P. Alfred. Eles foram recebidos pelo professor Dirceu Maurício Van Lonkhuijzenm, diretor do museu e pelo professor Dr. Cristiano Marcelo Espinola, pró reitor de Pesquisa e  Pós-Graduação da UCDB. O Ir. Rafaelle Lochi também acompanhou a visita, ao lado do inspetor, P. Ricardo Carlos.

A visita foi guiada pelo professor Dirceu que explicou com detalhes as coleções expostas, suas origens, como vieram fazer parte do acervo, a estrutura e história do próprio museu. Ao final da visita, P. Alfred afirmou que o museu é um patrimônio de toda a congregação e é um trabalho salesiano muito importante. “Eu acho que o museu é o patrimônio de toda a congregação. E também reflete o trabalho e o comprometimento dos Salesianos que vieram aqui para ajudar as pessoas, especialmente os povos indígenas. Eu acredito que museus como este são muito importantes porque eles ajudam muitos povos com os quais trabalhamos. Primeiro, valorizam a sua cultura, preservam sua cultura, para que suas tradições culturais possam ser passadas para a próxima geração. Então eu acho que este museu é muito importante. E essa é exatamente a parte de nosso trabalho como evangelizadores. Temos que ajudar as pessoas a conhecerem, a apreciar a sua cultura, a conhecerem suas tradições culturais” declarou.

O Conselheiro Geral para as Missões ainda lembrou que a Congregação Salesiana está se preparando para celebrar os 150 anos da primeira expedição de missionários. De acordo com o P. Maravilla, o Reitor-Mor, Cardeal Ángel Artime, pediu para ser renovado o compromisso dos salesianos com os povos indígenas. “Nós estamos trabalhando nisso. Depois de 150 anos, nós temos que reviver o nosso trabalho com os povos indígenas. E um dos primeiros passos que estamos fazendo é refletir sobre o Museu Missionário Salesiano. Em janeiro nós teremos uma reunião com os diretores do Museu Missionário Salesiano, para falar sobre a identidade do Museu Missionário Salesiano. Esse é o primeiro passo. O segundo é refazer o nosso reconhecimento para o trabalho com os povos indígenas. Então, meu trabalho aqui é exatamente para visitar os povos indígenas, os Bororo, os Xavante. Eu estive no Vietnã onde eu visitei os povos indígenas. E depois eu continuarei, porque isso é o que o Dom Angel nos pediu”, concluiu.