Início Formação Comunidade Salesiana do Pós-noviciado celebra a festa da Natividade de São João...

Comunidade Salesiana do Pós-noviciado celebra a festa da Natividade de São João Bosco

33
0
P. Ademir Lima preside a Santa Missa no Instituto São Vicente, na festa da natividade de São João Bosco. Foto: ISSV

Nesta quarta-feira (16/08) a comunidade Salesiana do Curatorium do Pós-Noviciado do Instituto São Vicente celebrou a Festa da Natividade de São João Bosco. A data é marcada por grande alegria entre os membros da comunidade, que também inclui o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora e a Associação dos Salesianos Cooperadores.

A Santa Missa, que marcou a celebração, foi presidida pelo P. Ademir Lima de Oliveira, Vigário Inspetorial de Campo Grande – MS, e Diretor da Comunidade. O P. Osmar Bezutte, Vice-Diretor e Coordenador de Pastoral, também concelebrou a cerimônia. Participaram da celebração todos os salesianos, formandos e formadores que compõem o Curatorium, além de alguns leigos presentes.

Durante a homilia, o P. Ademir enfatizou o testemunho de São João Bosco no seguimento e na configuração ao Cristo Bom Pastor. O destaque também foi dado à vivência da virtude da alegria interior, vista como expressão fundamental da consagração e do apostolado dos presentes junto aos jovens.

São João Bosco, figura central da comemoração, nasceu em Castelnuovo d’Asti, em 16 de agosto de 1815. Filho de uma família humilde de camponeses, sua infância foi marcada pela perda precoce do pai, falecido quando ele tinha apenas dois anos. Desde cedo, Bosco nutriu o desejo de estudar e dedicar sua vida aos jovens. Após enfrentar dificuldades, ele foi ordenado sacerdote em Turim, onde concentrou seus esforços na educação e evangelização da juventude desfavorecida. Fundador de diversas instituições educativas, seu legado transcende fronteiras e alcança os quatro cantos do mundo. São João Bosco faleceu em Turim, em 31 de janeiro de 1888, deixando um exemplo de santidade, dedicação e caridade pastoral. Sua vida é um testemunho marcante de busca incessante pela configuração ao Cristo Bom Pastor, servindo de inspiração para todos que seguem a mesma trajetória de serviço aos jovens.