Início Instituição de Ensino Superior Acadêmicos do Curso de Medicina do UniSALESIANO participam da “Missa do Cadáver”

Acadêmicos do Curso de Medicina do UniSALESIANO participam da “Missa do Cadáver”

17
0
Acadêmicos do primeiro termo de medicina do Unisalesiano participaram da "Missa do Cadáver". Foto: Divulgação Assessoria

Acadêmicos do 1º termo do Curso de Medicina do UniSALESIANO participaram da “Missa do Cadáver”, que foi celebrada no Laboratório de Anatomia Humana da Instituição, em Araçatuba, na tarde da segunda-feira (25/09). A cerimônia, presidida pelo Pró-Reitor de Pastoral, P. Paulo Eduardo Jácomo, SDB, em colaboração com o agente de pastoral, Luiz Alexandre Lanzoni, teve como objetivo prestar uma sincera homenagem às famílias que doaram seus corpos de seus entes queridos para fins de estudo e pesquisa.

A solenidade cumpriu o propósito de enriquecer o aprendizado dos futuros médicos. Durante a celebração, P. Paulo convidou os acadêmicos a refletirem sobre a doação de corpos e a reconhecer que cada um representou vidas com histórias, famílias e amigos.

Prof.ª Simone Galbiati Terçariol, Coordenadora do Laboratório e docente da Disciplina de Anatomia, também presente no evento, destacou a importância da cerimônia, independentemente das diferenças religiosas e crenças individuais. “Para a educação médica, o estudo no corpo humano fortalece o aprendizado”, disse.

ORAÇÃO

No Laboratório de Anatomia Humana, encontra-se afixada na parede a “Oração do Cadáver”, escrita pelo médico patologista e filósofo austríaco Karl Rokitansky no século 19. Esta oração relembra a profunda dignidade daqueles que fizeram a nobre escolha de doar seus corpos para o avanço do conhecimento médico, contribuindo assim para o bem-estar da humanidade.

Com informações: Assessoria Unisalesiano