Início Instituição de Ensino Superior Acadêmicos de 48 graduações da UCDB colam grau em cerimônia oficial

Acadêmicos de 48 graduações da UCDB colam grau em cerimônia oficial

24
0
Acadêmicos e familiares reuniram-se no Pátio UCDB para a cerimônia de colação de grau. Foto: Divulgação Assessoria UCDB.

Pais, filhos, avós, parentes e amigos reuniram-se em festa na última sexta-feira (15) para celebrar a conclusão da graduação de acadêmicos de 48 cursos presenciais e a distância da Universidade Católica Dom Bosco. A cerimônia aconteceu no Pátio UCDB e foi presidida pelo Reitor da UCDB, Pe. José Marinoni, e teve a presença dos Pró-Reitores Rúbia Renata Marques, Pe. Idenilson Lemes da Conceição, Taner Douglas Bitencourt e Cristiano Marcelo Espínola Carvalho e dos coordenadores Luiz André Macena, Daniele Bier, Marcos Alves, Jeferson Pistori e Paula Alessandra da Silva.

Padre Marinoni, em seu discurso, falou diretamente aos acadêmicos: “Vocês trilharam um longo caminho, superaram todos os obstáculos e desafios — e venceram! Mas lembrem-se de que o aprendizado não termina aqui porque agora vocês estão iniciando uma nova etapa em suas vidas. Queridos formandos e formandas, uma etapa se finda e outra se inicia, com a chegada de novos projetos de vida e novos objetivos. Mas o que esperar dos próximos caminhos que se anunciam? O escritor Ítalo Calvino, quando perguntado sobre o que esperar do terceiro milênio, respondeu: Só podemos esperar um pouco mais do que podemos levar. Então, levem consigo tudo o que aprenderam na UCDB. Mas não se esqueçam de levar os sonhos, os desejos de mudança e de fazer sempre o melhor. Vão, sigam o caminho iluminado pelo conhecimento, construam suas novas vidas, lutem e persistam. Em nome da Reitoria, quero agradecer profundamente aos pais e familiares que apostaram e investiram nesse sonho que hoje vocês realizam e confiaram vocês a UCDB para este período de formação. Realizado este grande sonho, nossa maior aposta, a partir de agora, é que vocês façam a diferença”.

Entre os formandos, um em especial trazia consigo a alegria da realização de um sonho. Salomão Batista é o primeiro indígena a se formar no curso de Agronomia da UCDB. Natural da Aldeia Tereré, em Sidrolândia, o jovem relatou a luta e a importância da conquista. “Sou da etnia Terna e entrei em 2018 pelo Vestibular UCDB. Sabia que tinha chances de concorrer a bolsa social do Neppi [Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas] e fui em busca de conseguir o benefício. Deu certo e consegui 100% de bolsa. O início foi bem difícil para me adaptar aos estudos. Durante a graduação, tive altos e baixos, vontade de desistir, mas com apoio da minha família e da universidade, por meio do Neppi, fui me adaptando, tirando boas notas, contando sempre com os monitores do Núcleo, que me auxiliavam, usava a sala de informática e, passado o primeiro ano, adaptei-me e vi que iria conseguir”, relembrou. Salomão procurou saber se algum outro indígena havia cursado Agronomia e descobriu que era o primeiro. “O curso completou 20 anos e é um orgulho saber que sou o primeiro a me formar. Durante a graduação, continuei morando em Sidrolândia e todos os dias vinha para Campo Grande. Agora, formado, vou continuar lá e buscar contribuir para o desenvolvimento da nossa região e da nossa etnia”.

Colaram grau acadêmicos dos seguintes cursos: Administração (presencial e EAD), Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis (presencial e EAD), Design, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia Mecânica, Engenharia Sanitária e Ambiental, Estética e Cosmética, Farmácia, Filosofia (presencial e EAD), Fisioterapia, Gastronomia, História (presencial e EAD), Jornalismo, Medicina Veterinária, Nutrição, Pedagogia (presencial e EAD), Psicologia (formação de Psicólogo), Publicidade e Propaganda, Serviço Social (EAD), Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Teologia (Presencial e EAD), Zootecnia, além dos cursos tecnológicos (EAD): Big Data e Inteligência Analítica, Comércio Exterior, Gestão Ambiental, Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Serviços Jurídicos e Notariais, Gestão Estratégica Empresarial, Gestão Financeira, Gestão Pública, Logística, Marketing, Negócios Imobiliários e Processos Gerenciais e Secretariado. 

Com informações: Assessoria UCDB