Início Comunicação Social Voluntariado Missionário é apresentado em Conferência Continental no Chile

Voluntariado Missionário é apresentado em Conferência Continental no Chile

47
0

O projeto “Voluntariado Missionário” do Unisalesiano de Araçatuba foi escolhido para ser apresentado como exemplo de boas práticas na Conferência Continental IUS (Instituições Salesianas de Ensino Superior) America 2017, que reuniu mais de 20 estabelecimentos de ensino de 8 países do continente americano: Argentina, Brasil, Bolívia, Equador, El Salvador, Guatemala, México e Chile.

O evento, realizado em Santiago (Chile), de 12 a 15 de setembro, teve por objetivo fortalecer o caminho conjunto dessas instituições em referência aos acordos e diretrizes da 7ª Assembleia Geral do IUS, promovida em Roma, em julho do ano passado.

Uma das áreas de trabalho avaliadas e discutidas no encontro foi a Pastoral Universitária, que, no caso do Unisalesiano de Araçatuba, conduziu o Voluntariado Missionário.

Trata-se de uma viagem a aldeias indígenas no Mato Grosso, feita por um grupo de 22 acadêmicos dos campus de Araçatuba e Lins, entre os dias 2 e 13 de julho deste ano. Teve como finalidade vivenciar e observar o cotidiano dos índios Xavante e Bororó para depois desenvolver ações de melhorias nas comunidades, nos anos seguintes.

O Pró-Reitor de Pastoral Universitária do Unisalesiano, Pe. Ademir Oliveira, disse que o trabalho chamou a atenção dos participantes da Conferência, principalmente por ser uma das propostas da IUS. “Há um incentivo pelo voluntariado e trabalho social, além de alinhar com a parte acadêmica e a identidade salesiana”, ressaltou o padre. Além dele, o projeto foi apresentado pelo Pró-Reitor Acadêmico da instituição, André Ornellas.

Para o Reitor do Unisalesiano, Pe. Luigi Favero, o projeto está bastante ligado à identidade missionária dos Salesianos, em particular na América Latina.  “Isso porque Dom Bosco enviou para cá os missionários para pregarem o Evangelho”, explicou o reitor, ao avaliar que o projeto “Voluntariado Missionário” suscitou muito interesse e admiração pelo modo com que foi programado e conduzido.

O Coordenador Geral do IUS, Pe. Marcelo Farfán, destacou que as diretrizes para uma Pastoral Universitária Salesiana possuem uma dimensão que toca toda a instituição. “Ao abordar o desafio de um ministério universitário salesiano, estamos enfrentando o desafio de quem somos e como nos entendemos nas instituições de ensino superior”, frisou Farfán, ao completar que fazer a universidade é fazer o trabalho pastoral e fazer o ministério da universidade é fazer a universidade. “Portanto, a missão evangelizadora no caso da universidade é expressa através do desenvolvimento de suas próprias funções: pesquisa, ensino e extensão.”

Marketing Unisalesiano Araçatuba


Fotos