Início Comunicação Social Vereadores homenageiam Família Salesiana de Corumbá

Vereadores homenageiam Família Salesiana de Corumbá

38
0

O Dia Municipal dos Salesianos foi celebrado na noite de quarta-feira, 18 de outubro, em Corumbá, com uma Sessão Solene da Câmara de Vereadores. Além de lembrar a data, instituída pela Lei Ordinária 909, de 28 de agosto de 1984, os representantes do Poder Legislativo homenagearam sete personalidades pelos relevantes serviços prestados à cidade.

A realização da Sessão Solene em homenagem aos salesianos, foi uma iniciativa do vereador e presidente da Câmara, Evander Vendramini (PP), como forma de lembrar a data e valorizar a presença da Missão Salesiana em Corumbá que, ao logo desses 118 anos, tem atuado positivamente na cidade, contribuindo para a formação de milhares de corumbaenses.

O evento lotou o plenário da Casa de Barão de Vila Maria. Foi um momento de homenagens aos salesianos e, ao mesmo tempo, uma oportunidade para se conhecer um pouco mais do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos.

“Uma homenagem mais do que justa. A Missão Salesiana tem uma presença marcante em Corumbá, especialmente na formação educacional, profissional e cristão da nossa comunidade”, resumiu Evander, destacando as atuações do Colégio Salesiano de Santa Teresa, o Centro de Ensino Imaculada Conceição, a Faculdade de Santa Teresa, e as obras do padre Ernesto Sassida que fundou a Cidade Dom Bosco e criou grandes projetos sociais que estão ativos até os dias atuais.

Presença marcante
O vereador Tadeu Vieira (PDT) também relatou a atuação positiva da instituição religiosa na cidade e lembrou o Padre Ernesto Sassida. “Falar sobre a Missão Salesiana temos que falar no Padre Ernesto Sassida. Ele deixou uma marca em Corumbá”, disse, se referindo também à Cidade Dom Bosco e aos inúmeros projetos como o Sino da Caridade, Clube de Mães, Projeto Pequeno Herói e Pequeno Herói Pantaneiro, além da escola, paróquia, centro profissionalozante, Projeto Criança e Adolescente Feliz, Menor Aprendiz, CENPER (Centro Padre Ernesto de Promoção Humana e Ambiental), Clube dos Amigos do Padre Ernesto, União dos Ex-Alunos da Cidade Dom Bosco.

“Agradeço a Deus pela presença da Missão Salesiana em Corumbá. O que plantam aqui, temos certeza de a colheita será a melhor possível. É um trabalho bonito que fortalece a presença da Missão não só em Corumbá, mas em todo o mundo”, celebrou, lembrando o ex-vereador Adelmo Lima, autor da Lei que instituiu o Dia Municipal dos Salesianos, e o ex-prefeito Fadah Scaff Gattass, que sancionou.

Homenageados o Bispo Diocesano de Corumbá, Dom Segismundo Martinez Alvarez; o diretor da Missão Salesiana, padre Slawomir Bronakoswiski; o vice-diretor, padre Oswaldo dos Santos; o diretor da Faculdade de Santa Teresa, padre Jair Marques de Araújo; o diretor do Centro de Atendimento Infanto Juvenil, padre Pasquale Forin, e também ao responsável pela Pastoral da Cidade Dom Bosco, seminarista Denilson Bezerra Ferreira.

Mensagem

O prefeito Ruiter Cunha não pode estar presente ao ato, mas mandou uma mensagem aos salesianos que foi lida no plenário pelo seu representante, o professor Wagner Pereira, da Secretaria de Educação.

Para o Chefe do Executivo corumbaense, o Município “tem o privilégio de ter a presença da Família Salesiana há 11 anos em seu território, colaborando com a formação cultural, intelectual e cristã de milhares de corumbaenses ao longo desses anos”.

Disse ser indiscutível a importância da Missão na região. Relatou um pouco da história, como o início das atividades com “a construção do Colégio Salesiano de Santa Tereza, o Centro de Ensino Imaculada Conceição e a relevante obra do padre Ernesto Sassida, a Cidade Dom Bosco, que até hoje tem suas atividades conhecidas até no exterior. As irmãs de caridade da Missão que, durante anos auxiliaram na recuperação da saúde de diversos enfermos na Santa Casa, e tantas outras obras realizadas”.

O diretor geral da Missão Salesiana, Polo de Corumbá, padre Slawomir Bronakoski, em seu discurso, fez um relato sobre a história da Missão na cidade. Lembrou Ernesto Sassida e todos os serviços prestados na cidade, por meio das instituições religiosas, de ensino e projetos sociais.

Ele foi seguido pela Doutora Maria Carolina Sheeren do Valle, que fez um relato s obre a Faculdade Santa Teresa; Joice Cristina Padilha, que destacou a atuação do Colégio Santa Tereza; e Karen Silva Simões, que focou a Cidade Dom Bosco e seus projetos educacionais, sociais e profissionalizantes.

Moções

Durante a Solenidade, a Câmara concedeu moções de congratulações ao Bispo Diocesano de Corumbá, Dom Segismundo Martinez Alvarez; ao diretor da Missão Salesiana, padre Slawomir Bronakoski; ao vice-diretor, padre Oswaldo dos Santos; ao diretor da Faculdade Santa Teresa, padre Jair Marques de Araújo; ao reitor do Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora, padre Miguel Paes da Silva; ao diretor do Centro de Atendimento Infanto Juvenil, padre Pasquale Forim, e também ao responsável pela Pastoral da Cidade Dom Bosco, seminarista Denilson Bezerra Ferreira.

A Sessão Solene contou com as presenças de um grande número de representantes dos mais diferentes setores da Missão Salesiana, além de autoridades. Participaram também os vereadores Gaúcho da Pró-Art (PP), Rufo Vinagre (PRB), Manoel Rodrigues (PRB), Paulo Bertini e Roberto Façanha.

Correio de Corumbá