Início Comunicação Social Saúde e brinquedos antecipam Natal de crianças indígenas

Saúde e brinquedos antecipam Natal de crianças indígenas

65
0

Cerca de 300 crianças das aldeias Campinas, Serrinha, Boa Vida, Boa Sul, Chão Preto e Água  Cristal tiveram uma pequena antecipação do Natal. A visita de rotina das enfermeiras, agentes de saúde e voluntários da Pastoral da Criança contou também com a distribuição de brinquedos e outras doações feitas por pessoas de boa vontade da comunidade.

A Paróquia Pessoal São Domingos Sávio, com sede em Nova Xavantina (MT), na região de Campinápolis, abrange 6 micro áreas de saúde indígena. “Nas aldeias maiores tem um posto de saúde com as enfermeiras que fazem acompanhamento, pesagem, etc., mas nas menores, precisa da visita, feita em pareceria dos agentes de saúde e da pastoral da criança da Paróquia”, revela o Diácono Salesiano, José Alves.

Quem coordena a Pastoral da Criança na Paróquia São Domingos Sávio é Deusmira Moreira. Ela conta que, junto com agentes de saúde, técnicos, enfermeiros, é feito um acompanhamento de saúde, com pesagem das crianças, orientações e formações para os líderes atuarem como agentes dentro das aldeias. “É um trabalho muito importante porque as enfermeiras estão em constante contato com as crianças nas aldeias e quando detectam alguma espécie de desnutrição, a gente, em parceria com essas enfermeiras, já faz o encaminhamento com nutricionista e uma equipe médica mais especializada”, afirma. Grande parte desse acompanhamento é feito pelos próprios indígenas que, através de orientações e treinamento, se tornam agentes de saúde e pastoral nas aldeias onde vivem. “Nós temos os encontros, as formações, com o material próprio da pastoral da criança, e temos em várias aldeias, lideranças indígenas que são esses agentes da pastoral da criança, que levam no dia-a-dia, esse acompanhamento das crianças”, aponta José Alves.

A intenção da equipe é, até o Natal, visitar as outras 5 micro áreas, fazendo o acompanhamento de pesagem e levando presentes para as crianças que são cadastradas e são mensalmente acompanhadas pelo grupo.

Euclides Fernandes

DRT/MS 55/02