Início Comunicação Social Salesianos e Salesianas no 9º Muticom

Salesianos e Salesianas no 9º Muticom

30
0

Entre os dias 15 e 19 de julho foi realizado o 9º Mutirão Brasileiro de Comunicação, em Vitória, ES. A proposta do encontro foi pensar a Comunicação Social a partir de valores e princípios e teve como tema “Ética nas Comunicações”. Entre religiosos e leigos ligados à Igreja, estiveram presentes também salesianos e salesianas, entre as quais 8 Filhas de Maria Auxiliadora, membros da ECOSBRASIL (Equipe de Comunicação Social das Filhas de Maria Auxiliadora do Brasil) e da RESCOM (Rede Salesiana de Comunicação Social), provenientes de diferentes inspetorias salesianas, além de alguns leigos.

A programação contou com palestras, debates, grupos de trabalho, apresentação de modelos de comunicação que estão dando certo e avaliação de publicações, sites e outras mídias produzidas por grupos comprometidos e Igrejas.

O evento foi aberto no dia 15 com a palestra do inspetor da Missão Salesiana do Mato Grosso e doutor em Comunicação, padre Gildásio Mendes dos Santos. Em sua apresentação, ele ressaltou que a ética da comunicação deve partir do princípio da existência de um Deus criador. “A comunicação é luz, que foi criada por Deus. Portanto, o mundo virtual também é criação de Deus”, afirmou.

As atividades do dia 16 começaram com a Santa Missa, presidida pelo bispo auxiliar de Aparecida, SP, e presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB, dom Darci José Nicioli. Ainda pela manhã foram realizadas duas palestras, a professora Elizabeth Barros conduziu o tema “A comunicação social e a construção ética do indivíduo”, e com o bispo auxiliar da Diocese de Caxias do Sul, RS, dom Leomar Brustolin “A era da desintermediação: o senso religioso contemporâneo”. Durante a tarde, os participantes se distribuem pelos grupos de trabalho para a troca de experiências.

O dia 17 também foi iniciado com uma Celebração Eucarística, presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Vitoria, dom Rubens Sevilha. Após a missa foi realizada a palestra “A Igreja Católica na mídia: análise do discurso” com o professor Elson Faxina e na sequência “A espetacularização da notícia” com o jornalista Caco Barcelos. À tarde, os grupos de trabalho deram continuidade às suas atividades.

Já o dia 18 foi dedicado à apresentação de experiências de comunicação educativa e à visita ao Convento da Penha, onde foi celebrada uma missa, seguida de apresentações culturais. No dia 19 os participantes puderam fazer um passeio pela cidade, encerrando o encontro.

O próximo Mutirão já tem data e local definidos. A Diocese de Joinville sediará a 10ª Muticom, entre os dias 16 a 20 de agosto de 2017. O tema abordado será “Educar para a comunicação”. 

Acontece/ISJB e Inspetoria Nossa Senhora Aparecida