Início Comunicação Social Salesianos do Instituto São Vicente celebram o “Ofício das Trevas”

Salesianos do Instituto São Vicente celebram o “Ofício das Trevas”

64
0

Na noite da Quarta-feira Santa (05/04), os salesianos da Comunidade São Vicente, onde funciona o Curatorium do Pós-noviciado, reuniu-se na Capela São Francisco de Sales para celebrar o “Ofício das Trevas”, resgatando uma celebração milenar da Igreja Católica, mas não tão conhecida em Mato Grosso do Sul.

O “Ofício das Trevas” é uma celebração que ocorre em três noites consecutivas, geralmente na quarta-feira, quinta-feira e sexta-feira da Semana Santa. Durante essa cerimônia, são cantados salmos e cânticos em latim e as luzes são gradativamente apagadas, simbolizando a escuridão que se abateu sobre o mundo com a morte de Cristo.

Cada uma das três noites tem uma sequência específica de salmos e cânticos e, no final de cada noite, um candelabro com quinze velas é apagado. Na última noite, na sexta-feira, o candelabro é levado para fora da igreja em silêncio, representando a morte de Jesus e a escuridão que tomou conta do mundo. No entanto, no Instituto São Vicente a celebração foi concentrada em um único dia, o que ampliou a capacidade de meditação e aprofundamento dos mistérios da Paixão de Cristo por vivenciar todos os passos de Nosso Senhor em uma única noite.

O “Ofício das Trevas” é uma cerimônia muito antiga e rica em simbolismo, que tem como objetivo ajudar os fiéis a meditar sobre a morte de Cristo e a preparar-se para a celebração da Páscoa.

O “Ofício das Trevas” é apenas uma das celebrações da Semana Santa deste ano, realizadas no Instituto São Vicente, e que foram abertas à comunidade em geral. Na noite da Terça-feira Santa, foi feita ainda a celebração das “Dores de Maria” e as demais celebrações da Quinta, Sexta e Sábado Santos e do Domingo de Páscoa também estão abertas à participação da comunidade.