Início Comunicação Social Pronunciamento do Reitor-Mor no Dia Internacional para erradicação da violência contra as...

Pronunciamento do Reitor-Mor no Dia Internacional para erradicação da violência contra as Mulheres

35
0

“Pelo zelo educativo que já temos desde a origem, com Dom Bosco e a fundação do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, e pela atenção educativa orientada aos jovens, hoje, 25 de novembro, unimo-nos como Família Salesiana (FS) à celebração do Dia Internacional para a erradicação da violência contra as Mulheres. E o fazemos como educadores dos (as) jovens”. É o que afirma de Roma o P. Ángel Fernández Artime, Reitor-Mor dos Salesianos.

Numa Conferência de Imprensa, feita em New York para recordar os objetivos deste Dia Internacional, foram sublinhados três âmbitos:

  • Criar espaços seguros em que as meninas possam viver serenamente;
  • Estabelecer uma cultura de respeito pelas mulheres;
  • Dar um fim à violência perpetrata contra as mulheres e contra as jovens.

Na Coletiva de Imprensa, Michelle Bachelet, Vice-Secretária Geral e Diretora Executiva de ‘UN Women’, agência que a ONU instituiu recentemente, disse que “a violência, influindo negativamente sobre os resultados escolares das mulheres, sobre suas capacidades de sucesso no trabalho e na sua vida pública, afasta progressivamente as sociedades da obtenção do objetivo da igualdade de gênero”.

Quanto à importância da Educação dos (as) jovens, o P. Fernández Artime acrescentou: “Queremos ajudar os jovens a crescer no respeito à dignidade das mulheres, de todas as mulheres: a própria mãe, as irmãs, as amigas e as colegas; e queremos ajudá-los para que não sejam continuadores de condutas e de modelos inaceitáveis. Ajudamos AS Jovens a que façam valer os próprios direitos, a própria dignidade e o respeito que lhes compete tanto quanto ao homem”.

Conclui o Reitor-Mor: “Difundamos este nosso sentir em todas as presenças salesianas do mundo e peçamos aos Governos que continuem a progredir no esforço de fazerem leis adequadas com que tutelar a dignidade das meninas, das Jovens e das Mulheres”.