Início Comunicação Social Presidente da MSMT faz palestra em aula magna de arquitetura

Presidente da MSMT faz palestra em aula magna de arquitetura

35
0

O presidente da Missão Salesiano de Mato Grosso (MSMT), Pe. Gildásio Mendes dos Santos, foi o palestrante da Aula Magna do curso de Arquitetura do Unisalesiano de Araçatuba, ocorrida na quinta-feira, 5 de março, no Auditório Papa Francisco.

Estavam presentes o Reitor do Unisalesiano, Pe. Luigi Favero, o Pró-Reitor da Pastoral, Pe. Arlindo Pereira de Lima, o coordenador de Pastoral do Colégio Salesiano, Pe. Augusto Issao Kian, e o coordenador dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil, Prof. Rubens Guilhemat.

A palestra foi assistida também por alunos dos primeiros termos dos cursos de Engenharia Civil e Publicidade e Propaganda. Antes do início da Aula Magna, houve apresentação musical da aluna Jéssica, de Publicidade e Propaganda, e da professora Simone, do Colégio Salesiano.

Em seu pronunciamento, na abertura dos trabalhos, o Reitor, Pe. Luigi, falou do significado da Aula Magna e sua importância: “O que torna uma aula magna – ou seja, grande – é o tema, os alunos e também o palestrante”. Em seguida, apresentou o Pe. Gildásio, presidente da Missão Salesiana de Mato Grosso, mantenedora do Centro Universitário UniSalesiano; também Chanceler da instituição; autor de 16 livros escritos em português, inglês e italiano; mestre e doutor em Realidade Virtual pela Michigan State University e Wayne State University (EUA); conferencista e pesquisador na área de comunicação virtual, redes e interações humanas.

Para sua palestra, Pe. Gildásio solicitou a ajuda de quatro alunos, que fizeram leituras de trechos de livros para seus comentários. O tema da palestra foi “o diálogo entre a arte religiosa e a arquitetura”. Ele falou sobre a capacidade dos seres humanos de organizar tudo de acordo com uma lógica, com uso da matemática e conceitos de espacialidade. Abordou também a dimensão transcendental nos números e a relação da natureza com água, ar e terra.

No final, Pe. Gildásio pegou o violão e cantou músicas de Toquinho e Vinicius, Lulu Santos e Legião Urbana, sendo muito aplaudido pelos universitários. Houve também sorteio de vários livros para os alunos presentes.

Fonte: Maikon Luis Malaquias – Publicitário e Professor Universitário


Galeria de fotos: