Início Comunicação Social Posse do novo superior da UPS

Posse do novo superior da UPS

41
0

A Visitadoria da Universidade Pontifícia Salesiana (UPS), na Itália, realizou em 30 de setembro a posse do seu novo superior, padre Eugenio Riva. Padre Ángel Fernández Artime, reitor-mor dos salesianos, participou da celebração e na ocasião visitou a enfermaria da Instituição, benzendo e inaugurando os novos locais.

Sucessivamente o reitor-mor presidiu a celebração Eucarística, na Igreja da UPS. A celebração foi concelebrada pelo vigário do reitor-mor, padre Francesco Cereda; pelo conselheiro para a Formação, padre Ivo Coelho; pelo reitor magnífico, padre Carlos Nanni; e por outros coimãos. Também participaram da celebração professores e alunos do superior ateneu, além de vários salesianos cooperadores.

Na homilia, a partir do Evangelho, o reitor-mor evocou o espírito de abnegação e sacrifício, necessários à formação universitária. A todos recordou a “grave responsabilidade”: aos alunos relembrou de não desperdiçar a oportunidade de formação, declarando que “o primeiro apostolado neste período é viver intensamente o empenho no estudo, embora sem perder o contato com os jovens reais”; aos doutorandos disse que um “bom professor, se salesiano, não só é bom pelas lições, mas também pela formação que ministra”. Dirigindo-se por último aos docentes, desejou-lhes “fossem verdadeiros fautores de escola de pensamento e de vida”, cuidando de si mesmos, mas driblando qualquer tentação de poder.

Depois da homilia ocorreu a cerimônia da posse do padre Riva, como superior da Visitadoria da UPS (Roma), para o próximo sexênio.

O dia concluiu-se com um momento de festa.