Início Comunicação Social Pelo segundo ano, Voluntariado Missionário leva jovens a Meruri e São Marcos

Pelo segundo ano, Voluntariado Missionário leva jovens a Meruri e São Marcos

77
0

Entre os dias 1º e 8 de julho deste ano, acadêmicos do Unisalesiano Lins e Araçatuba, acompanhados pelos educadores de Pastoral Tatiana Nobre (Lins); Leosino Sousa e Camila Sanches (Araçatuba); pela professora Liara Rodrigues de Oliveira (Psicologia -Lins); pelas coordenadoras de curso Silvia Beozzo (Nutrição – Lins); Juliana Mitidiero (Educação Física – Araçatuba); Mirella Justi (Psicologia – Araçatuba) e pelo pró-reitor de Pastoral Pe.Waldomiro Bronakowski participaram pelo segundo ano no Voluntariado Missionário, nas aldeias de Meruri (Bororo) e São Marcos (Xavante), no estado do Mato Grosso.

Foi uma experiência repleta de novos aprendizados e sentimentos. Lá, os participantes puderam desenvolver atividades relacionadas as suas áreas de conhecimento, unidas às necessidades que foram encontradas no ano anterior, buscando novas possibilidades para melhoria da qualidade de vida do povo Xavante.

Um grupo foi responsável por fazer um trabalho direto com os professores na escola, onde trabalharam com as metodologias ativas e orientações para os trabalhos durante o ano acadêmico. Outro grupo foi responsável pelo desenvolvimento de atividades com as crianças que foram desde a coleta do lixo da aldeia até o reaproveitamento do que foi encontrado.

Ao longo da semana, aconteceram também momentos celebrativos, de orações, missas, gincanas e também a Copa Xavante, na qual os alunos e os indígenas jogaram juntos em um campeonato de esportes.

Alguns problemas foram identificados pelo grupo. A ideia agora é criar projetos de melhorias para serem implantados a partir do próximo ano.

“Nossa missão nas Aldeias foi um mergulho profundo, que congregou várias dimensões e emoções: o encontro com uma cultura forte, de tradições que ainda sobrevivem, a fé, a esperança e aprendizado proporcionados pelo contato e vínculo formado com a comunidade indígena, suas crianças e professores, se unindo aos projetos que realizamos partindo de nossos saberes acadêmicos, da sensibilidade e altruísmo dos nossos alunos e mestres. Isso nos faz confiar que o que realizamos será mantido e deve ser continuado em missões futuras. Pessoalmente, foi uma oportunidade há muito sonhada, fica a certeza de que todos ganhamos.”, relata a professora Liara Rodrigues de Oliveira, do curso de Psicologia do Unisalesiano de Lins.

A aluna Bruna Talbian Ribeiro, que participou pela segunda vez, também relata: “Participar do voluntariado pela segunda vez foi incrível, poder retornar e viver novas experiências foi maravilhoso. Não há nada mais gratificante do que poder ajudar o próximo, a cada dia que se passava na missão, eu aprendia mais e mais, cada sorriso no rosto de uma criança renovava as minhas energias. Gratidão é a palavra que define tudo o que eu pude viver durante a missão. O voluntariado missionário mudou a minha vida, eu nasci para ajudar!”

Pastoral Universitária de Lins


Fotos