Início Comunicação Social Pe. Waldomiro representa Unisalesiano em 32º Curso de Verão na PUC

Pe. Waldomiro representa Unisalesiano em 32º Curso de Verão na PUC

48
0

Crise migratória foi tema principal do evento

Representando o Unisalesiano de Araçatuba e Lins, o Pró-Reitor de Pastoral Universitária, Pe. Waldomiro Bronakowski, esteve presente no 32º Curso de Verão nas dependências da PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo, entre os dias 9 e 17 de janeiro.

Com o tema “Por uma cidade acolhedora: Somos todos Migrantes”, o evento promovido pelo Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (CESEEP), reuniu mais de 400 pessoas de várias regiões do Brasil e de outros países, a maioria jovens.

Segundo Pe. Waldomiro, a questão migratória muito atual, foi discutida durante todo o encontro. Para ele, é um convite reflexivo sobre o papel da sociedade e ação profética da igreja diante do processo migratório.

“Essas pessoas se mudam por diferentes territórios em busca de um lugar para viver melhor, para compartilhar sua cultura, espiritualidade e sonhos”, destacou.

Ainda, segundo Pe. Waldomiro, um dos principais objetivos do Curso de Verão é a conscientização da realidade das migrações, suas causas e consequências.

“É muito importante este trabalho para que o migrante seja reconhecido e respeitado, e que tenha especialmente o direito à liberdade de ir e vir e de viver com dignidade”, destacou.

Pe. Waldomiro lembra que no dia 24 de setembro de 2015, Papa Francisco, durante visita ao Congresso dos Estados Unidos, se apresentou como filho de imigrantes. Em seu discurso, lembrou a todos que em algum lugar no passado, os descendentes de muitos também foram imigrantes: 

“Nos últimos séculos, milhões de pessoas chegaram a esta terra perseguindo o sonho de construírem um futuro em liberdade. Nós, pessoas deste continente, não temos medo dos estrangeiros, porque outrora muitos de nós éramos estrangeiros. Digo-vos isto como filho de imigrantes, sabendo que também muitos de vós sois descendentes de imigrantes” (Papa Francisco).

Em momento de reflexão, os presentes comprometeram-se com a responsabilidade humana, eclesial e cidadã diante do sofrimento e desafios enfrentados pelos migrantes.  

Além de apresentações, palestras e relatos, a programação do Curso de Verão 2019 também incluiu palestras com especialistas sobre o fenômeno das migrações, além de diversas oficinas, seguindo os pilares: Arte, Ecumenismo, Educação Popular e Mutirão.


Fotos