Início Comunicação Social Papa Francisco visita a América Latina na próxima semana

Papa Francisco visita a América Latina na próxima semana

27
0

Às vésperas da segunda viagem do Papa Francisco à América Latina, de 6 a 12 de julho , o Cardeal Secretário de Estado, Pietro Parolin, concedeu uma entrevista ao Centro Televisivo Vaticano, onde tratou dos principais temas que deverão guiar a viagem do Papa ao Equador, Bolívia e Paraguai.

Ao responder às perguntas de Barbara Castelli, o Cardeal Parolin retomou as palavras pronunciadas por Francisco na Basílica de São Pedro, em 12 de dezembro passado, na Solenidade de Nossa Senhora de Guadalupe. Citando a conhecida expressão do predecessor João Paulo II, que definia a América Latina o continente da esperança, Francisco explicou que dela “se esperam novos modelos de desenvolvimento que conjuguem tradição cristã e progresso civil, justiça e equidade com reconciliação, progresso científico e tecnológico com sabedoria humana, sofrimento fecundo com alegria esperançosa”. E nestes elementos o Secretário de Estado – que foi Núncio apostólico na Venezuela – identificou aquela que define “a fisionomia da América Latina” em geral e, em particular, também dos três países que o Papa visita.

Interpelado pela jornalista sobre o papel que esta parte do mundo pode desempenhar na Igreja e que impulsos pode oferecer à política internacional, o purpurado respondeu descrevendo um “continente em movimento”, no qual são evidentes “transformações a todos os níveis: cultural, económico e político. Durante estes decênios – observou – ele pôde usufruir de uma fase muito positiva, que permitiu que as pessoas emergissem da pobreza extrema, se emancipassem da miséria e se incorporassem progressivamente na classe média”. O purpurado citou ainda “os acentuados fenômenos de urbanização” que deram origem “às megalópoles da América Latina” e a “outros fenômenos ligados à globalização, que se sente de modo evidente também nesta parte do mundo”. Precisamente diante destes novos cenários, “que levam também a uma secularização da sociedade latino-americana, mesmo se em formas que não são homologáveis com o mundo ocidental, a Igreja escolheu o caminho da conversão pastoral, da missionariedade, do compromisso missionário. E neste sentido pode tornar-se paradigmática para muitas outras partes do mundo”. De resto, o próprio magistério do Papa aprofunda as suas raízes no documento de Aparecida, que com as suas referências à primazia da graça, à misericórdia e à coragem apostólica é proposto com Francisco a toda a Igreja universal.

No tocante aos aspectos políticos, o purpurado comparou a América Latina a “um laboratório no qual se estão experimentando novos modelos de participação e formas mais representativas”, para dar “voz às camadas de população que até agora não foram ouvidas o suficiente. Trata-se da busca de um próprio caminho para a democracia, que tenha em consideração as peculiaridades daqueles países; que saiba conjugar a participação de todos – por conseguinte o pluralismo – com as liberdades fundamentais e com o respeito dos direitos humanos”.

Cronograma da visita do Papa

O Papa partirá, domingo, dia 5, do aeroporto romano de Fiumicino, às 9h00 locais, com destino a Quito, onde chegará às 15h00 locais. Ali se dará a cerimônia de boas vindas.

Na segunda-feira, dia 6, o Papa partirá, às 9h00 para Guayaquil, onde, às 11h15, celebrará a Santa Missa diante do Santuário da Divina Misericórdia. Às 14h00 almoçará, no Colégio Javier, com a Comunidade dos Jesuítas e com a comitiva papal.

Na parte da tarde, às 17h10, voltará de avião para Quito, onde, às 19h00 fará uma Visita de cortesia ao Presidente da República, no Palácio presidencial “Carondelet”. A seguir, às 20h10, concluirá o dia com uma visita à Catedral de Quito.

Terça-feira, dia 7, o Santo Padre iniciará seu dia encontrando, às 9h00, os Bispos do Equador, no Centro de Congressos do Parque do Bicentenário, onde, a seguir, às 10h30, presidirá a uma celebração Eucarística.

À tarde, às 16h30, encontrará o mundo Escolar e Universitário, na Pontifícia Universidade Católica do Equador. Depois, às 18h00, encontrará a Sociedade Civil, na igreja de São Francisco, e, por fim, fará uma visita particular à “Igreja da Companhia”.

Quarta-feira, dia 8, às 9h30, visitará a Casa de Repouso das Missionárias da Caridade; às 10h30, encontrará o Clero, os Religiosos, Religiosas e Seminaristas, no Santuário Nacional mariano “El Quinche”.

Às 12h00, partirá de avião de Quito para La Paz, na Bolívia, onde chegará às 16h15, hora local; às 18h00, fará uma Visita de Cortesia ao Presidente do Estado Plurinacional da Bolívia, no Palácio do Governo.

Às 19h00, encontrará as Autoridades Civis, na Catedral de La Paz. Às 20h00 partirá de avião para Santa Cruz de la Sierra, onde chegará às 21h15.

Quinta-feira, dia 9, às 10h00, o Papa presidirá a uma celebração Eucarística, na Praça de Cristo Redentor. À tarde, às 16h00, encontrará os Sacerdotes, Religiosos, Religiosas e Seminaristas, na escola Dom Bosco. A seguir, às 17h30, participará do II Encontro Mundial dos Movimentos Populares, no centro da “Expo Feria”.

Sexta-feira, dia 10, às 9h30, o Santo Padre visitará o Centro de Reeducação Santa Cruz de Parmasola; às 11h00, encontrará os Bispos da Bolívia, na igreja paroquial de Santa Cruz; às 12h45, cerimônia de despedida no aeroporto internacional de Viru Viru.

Às 13h00, o Papa partirá de avião para Assunção, no Paraguai, onde chegará após duas horas de viagem. No aeroporto internacional “Silvio Pettirossi”, da capital paraguaia, se dará a cerimônia de boas vindas.

Na parte da tarde, às 18h00, o Pontífice fará uma Visita de Cortesia ao Presidente da República, no Palácio de Lopez; a seguir, encontrará as Autoridades e o Corpo Diplomático, no jardim do Palácio de Lopez.

Sábado, dia 11, às 8h30, o Santo Padre visitará o Hospital Geral Pediátrico “Niños de Acosta Ñu”. Mais tarde, às 10h30, celebrará uma Santa Missa no Largo do Santuário Mariano de Caacupé.

Na parte da tarde, às 16h30, encontrará os Representantes da Sociedade Civil, no estádio León Condou da escola São José; às 18h15, presidirá à oração das Vésperas com os Bispos, Sacerdotes, Diáconos, Religiosos, Religiosas, Seminaristas e Movimentos católicos, na Catedral Metropolitana da Assunção.

Domingo, 12 de julho, último dia da sua Viagem Apostólica à América Latina, o Papa visitará, às 8h15, a População do Bañado Norte, na Capela de São João Batista. Às 10h00, celebrará a Eucaristia no campo grande de Ñu Guazú, seguida da oração mariana do Angelus.

Às 13h00, encontrará os Bispos do Paraguai, no Centro Cultural da Nunciatura Apostólica e, a seguir, almoçará com os Bispos e com a Comitiva papal. Às 17h00, concluirá suas atividades com um encontro com os Jovens paraguaios, nas margens do rio “Costanera”.

Por fim, às 19h00, o Santo Padre concluirá sua Viagem Apostólica à América Latina, deixando o Paraguai de avião, que o levará de volta a Roma, onde sua chegada está prevista para as 13h45, hora local.

Rádio Vaticana