Início Comunicação Social Padre Luilton Pouso é Mestre pela PUC de Goiás

Padre Luilton Pouso é Mestre pela PUC de Goiás

66
0

17264149_419095755094377_1436457077947786645_nPadre Luilton Sebastião Lebre Pouso da Silva, Diretor Pedagógico do Colégio Salesiano Dom Bosco de Três Lagoas, foi aprovado no Mestrado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás – no Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em História,  na Linha de Pesquisa Poder e Representações. Com o tema “Os Xavante e sua História pelo olhar dos Salesianos Bartolomeo Giaccaria e Adalberto Heide”, na tarde do dia 13 de março de 2017, sob a orientação do professor Dr. Eduardo Sugizaki e da banca examinadora composta pelos professores Dr. Paulo Sérgio Delgado (UFMT) e Dr. Eduardo Gusmão de Quadros (PUC de Goiás), Padre Luilton apresentou brilhantemente sua dissertação composta de três capítulos, a saber: I: A trajetória salesiana de Giaccaria e Heide até os Xavante; II: As trajetórias de Giaccaria e Heide: Entre livros, filmes e evangelização; III: Os Xavante e suas Histórias escritas nas Obras de Giaccaria e Heide.

Após duas horas de exposição e considerações acerca do trabalho escrito, o Prof. Dr. Paulo Delgado disse sentir-se muito feliz pelo resultado final do trabalho e, acima de tudo, pela sensibilidade que o mestrando teve em buscar o reconhecimento acadêmico aos irmãos de congregação. Destacou que se trata de um ato nobre, de justiça a tudo aquilo que Giaccaria e Heide realizaram em meio ao povo indígena Xavante. Para o Prof. Dr. Eduardo Gusmão, a conclusão do mestrado não é apenas uma conquista pessoal do padre Luilton, mas de uma conquista dos professores, dos amigos e do Programa de História da PUC de Goiás. Demonstrou alegria com o caminho percorrido e a evolução pessoal  que o padre Luilton teve ao longo de todo o processo acadêmico. Já para o Prof. Dr. Eduardo Sugizaki, o trabalho do Padre Luilton fez toda a diferença justamente por ele conhecer de perto os autores e a comunidade indígena Xavante, onde atuou com o trabalho pastoral (na Terra Indígena São Marcos). Comparou a apresentação do trabalho do Luilton com a apresentação de um trabalho anterior realizado em uma outra instituição de ensino onde teve a oportunidade de participar. Para o professor orientador, o fato do pesquisador vivenciar uma realidade, poder tocá-la com as mãos, sonhá-la em seus projetos,  faz toda diferença ao defender uma dissertação… Padre Luilton, em suas considerações finais, ressaltou o seu contentamento com os estudos e tudo o que esse processo lhe proporcionou como pessoa. Enfatizou que os estudos das obras de Giaccaria e Heide estão apenas no começo e que há muito ainda o que ser explorado. Um olhar dos indígenas sobre essas obras é um sonho a ser alcançado… Agradeceu imensamente a banca examinadora, o professor orientador, os amigos presentes (e também aos ausentes – pelas orações, amizades, apoio, incentivo etc.), os Salesianos Bartolomeo Giaccaria e Adalberto Heide, a Missão Salesiana  de Mato Grosso e a Deus pela oportunidade.

Após a leitura da Ata, onde Padre Luilton foi declarado Aprovado (sem observações a serem feitas no texto escrito), um delicioso café com pão de queijo goiano encerrou esse grande acontecimento.

Diácono José Alves, SDB