Início Artigo P. João Neto apresenta Catequese Mistagógica de discernimento Juvenil

P. João Neto apresenta Catequese Mistagógica de discernimento Juvenil

60
0
P. João dos Santos Neto é professor da Unisversità Pontificia
Salesiana em Roma

O artigo foi publicado na revista “Vida Pastoral”, da editora Paulus, edição de janeiro/fevereiro 2022. Nele, o salesiano mestre e doutor em Teologia Pastoral (UPS/Itália, aborda o chamado à vida cristã como uma experiência mística que faz a pessoa aprofundar os conhecimentos, permitindo a formação integral da pessoa.

O texto, assinado pelo atual Professor da Università Pontificia Salesiana em Roma, parte do contexto atual deste início do Século XXI, em que é reconhecida uma crise na base fundamental para formação da identidade dos jovens (família, cultura, religião, interações com os amigos), devido à confusão de princípios, sentido e valores provocada pela ação intensa dos meios de comunicação social – internet incluída – e seus “influenciadores” digitais, que disseminam um secularismo ateu e materialista como forma de contestação à histórica ética cristã ocidental.

Após uma análise detalhada da importância e da ação da catequese mistagógica, ele conclui que “A catequese mistagógica aparece como importante recurso a ser estimulado, pois promove a inserção gradual e profunda da pessoa no mistério de Cristo, celebrado e vivenciado na comunidade. Assim, com base na recuperação do sentido de crer, essa catequese age, integrando os âmbitos celebrativo e comunitário, fazendo crescer, em todas as etapas da vida, a disposição para o bem e possibilitando à pessoa maior aproximação à Verdade”, escreve o salesiano na conclusão.

O texto completo pode ser conferido baixando a versão em PDF da publicação no link abaixo:

Revista Completa Vida Pastoral 63 (2022) 343 (1)