Início Comunicação Social Missão salesiana do Sudão do Sul faz apelo de paz

Missão salesiana do Sudão do Sul faz apelo de paz

33
0

Milhares de pessoas buscaram, apavoradas, abrigo na Missão Salesiana de Gumbo, a oito quilômetros do centro de Juba, Sudão do Sul, entre domingo e segunda-feira, 10 e 11 de julho, devido à retomada dos confrontos armados. Atualmente a missão acolhe um número enorme de pessoas: entre 5000 a 8.000 por dia, sendo que à noite  uma grande parte volta só para dormir. E precisam de tudo: comida, água, gêneros de primeira necessidade.

Em Gumbo, as explosões e os disparos são ouvidas nitidamente, sobretudo, à tarde. E também na noite de segunda–feira, 11 de julho, isto é, mesmo depois de ter sido proclamado o cessar fogo por ambas as partes. Foi terrível: “Troar de canhões, disparos de metralhadoras e balas que se elevavam ao céu como fogos de artifício… Em pouco tempo os disparos chegavam de todas as direções e se aproximavam também do nosso campo”, contou o salesiano missionário, Tiago Comino.

Já na tarde de domingo, 10, a missão salesiana começara a receber centenas, depois milhares, de pessoas em fuga: “Improvisamente   centenas de pessoas começaram a chegar ao nosso campo, em sua maioria mães, com uma criança às costas e outras quatro e cinco pela mão, carregando  uma enorme trouxa na cabeça, com o indispensável que podiam levar”.

Ação salesiana

Os salesianos fizeram todo o possível para acolhê-los e ajudá-los: abriram as salas de aula e a porta da igreja, deram de comer utilizando as reservas de alimentos que vários organismos internacionais lhes haviam destinado para o seu trabalho no campo de refugiados. E estão fazendo de tudo para ser uma casa acolhedora para quem tanto precisa.

Mas para a missão é impossível atender às necessidades dos milhares de refugiados (dada também a impossibilidade de proceder a novas estocagens, por causa do bloqueio das estradas e do aeroporto).

Apelo

Por isso, os salesianos pretendem ser a voz de quem não tem voz, da pobre gente que chegou, em massa e sem praticamente nada, à missão. Dirigimos, portanto, um convite às comunidades internacional, às ONGS e à opinião pública, para que não desviem o olhar: é preciso agir rápido, em todas as sedes oportunas, para prolongar e estabilizar o cessar-fogo, fazendo retornar ao diálogo entre os grupos em litígio, e para que possam renascer imediatamente a paz e o equilíbrio social na região.

No canal ANSChannel do YouTube, está disponível o testemunho de uma mulher acolhida na missão salesiana.

 

InfoANS