Início Comunicação Social Mais de 60 jovens refletem o desafio do líder salesiano no Intercâmbio...

Mais de 60 jovens refletem o desafio do líder salesiano no Intercâmbio de Líderes 2015

40
0

A Pastoral Juvenil Salesiana da Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT) promoveu o Intercâmbio de Líderes entre os dias 9 e 12 de julho no Instituto São Vicente, em Campo Grande (MS). O encontro anual reuniu mais de 60 estudantes do Ensino Médio das escolas da MSMT: Araçatuba (Colégio Dom Luis Lasagna), Campo Grande (Colégio Salesiano Dom Bosco), Cuiabá (Colégio Salesiano Santo Antônio e Colégio Salesiano São Gonçalo) e Corumbá (Colégio Santa Teresa e Cidade Dom Bosco).

Com o tema da Estreia 2015 “Como Dom Bosco com os jovens para os jovens”, os alunos refletiram o papel e as principais características de um líder salesiano; a vida de Miguel Magone, Domingos Sávio e Francisco Bezucco. Na sexta-feira (10) pela manhã, o presidente da MSMT, Pe. Gildásio Mendes dos Santos, presidiu a celebração eucarística e ressaltou aos adolescentes que cada um desempenha um papel de extrema importância para a Pastoral e para os Colégios, são eles que dão vida a missão dos Salesianos no dia a dia e entregou aos alunos, no final da celebração, o novo livro com a biografia de Dom Bosco.

Além de momentos de reflexão, oração e passeio uma das atividades de destaque do Intercâmbio foram as oficinas formativas de liturgia, comunicação, recreação e teatro, onde os alunos receberam uma capacitação sobre cada tema com o intuito de levar esse aprendizado a suas escolas. No final das oficinas cada grupo realizou uma apresentação do que aprendeu com exposição litúrgica, encenação teatral, brincadeiras educativas e flash mob.

Na missa de encerramento, presidida pelo Delegado Inspetorial para Pastoral Juvenil Salesiana, Pe. Rafael Zanata Albertini, destacou aos alunos que é preciso estar a serviço, sair para o mundo, como insistiu o Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude em 2013, sendo que o melhor instrumento de evangelização de um jovem é outro jovem, indo muito mais além do que o uso da voz, mas dando testemunho de uma forma de viver, Dom Bosco dizia “dai-me almas”, as pessoas são mais importantes, não o que possuem, mas o que são. Para o delegado, no Intercâmbio o que mais se destaca é “a integração que ele promove entre as casas. Nesse evento os participantes podem perceber a grandeza do carisma salesiano, que se encarna em outras culturas e ali frutifica com vigor. A percepção de saber-se participante de um movimento muito maior do que o ‘próprio pedaço’ amplia horizontes e cria espaços”, concluiu.

O encontro, promovido pela Pastoral Juvenil, foi coordenado pelo Delegado da Pastoral, e teve apoio do encarregado do setor escolas, Pe. Marcelo Fujimura, além dos salesianos das diversas casas presentes e dos educadores que acompanhavam os grupos.

Andressa Eloísa

PJS/Inspetoria Salesiana de Campo Grande