Início Comunicação Social Jovens são protagonistas da Jornada do Unisalesiano

Jovens são protagonistas da Jornada do Unisalesiano

31
0

Solenidade de abertura do evento reuniu mais de 500 pessoas

O Unisalesiano lançou na noite desta quinta-feira, dia 13 de setembro, a Jornada da Juventude – “Jovens: Vida e Esperanças”. O evento reuniu mais de 500 pessoas, dentre elas, membros da reitoria, autoridades, alunos, professores, coordenadores e o Bispo Diocesano de Araçatuba, Dom Sérgio Krzwy, no auditório Papa Francisco.

Os convidados foram recebidos pelo Coral do Unisalesiano, regido pelo professor Cleverson Arenhart, e que realizou sua apresentação oficial na Jornada. Em seguida, o Reitor da universidade, Pe. Luigi Favero, fez uso da palavra para explicar que a jornada significa uma caminhada até o final do ano acadêmico, com promoção de atividades voltadas à juventude. “Queremos saber como é a vida dos jovens, quais seus sonhos. Nesse Jornada, os jovens são os grandes protagonistas”, ressaltou.

Pe. Luigi concluiu sua fala com um texto que conta parte da história de Francisco de Assis; um jovem italiano do século 13 que mudou a história de seu país e do mundo. “Ele se arriscou e sonhou grande, não conhecia as fronteiras e terminou a vida sonhando”, lembrou, ao completar que, quando não há mais sonhos, a pessoa está perto de morrer. “Enquanto sonhamos, estamos vivos, e cada pessoa é grande na medida de seus sonhos. ”

O lançamento da Jornada da Juventude teve a participação especial do Bispo Dom Sérgio, que abençoou o evento e suas ações, com a Oração do Peregrino. “O jovem é como aquele que peregrina, que caminha e vai fazendo a estrada à medida em que realiza seus passos”, frisou.

Após a oração do Bispo, uma das coordenadoras da Jornada, a professora Juliana Mitidiero, que é também coordenadora do curso de Educação Física, mostrou ao público o cronograma de ações, que é composto de debates, mesas-redondas, artes e cultura, sempre valorizando o protagonismo juvenil. “Nossas Semanas Acadêmicas são voltadas ao tema da jornada, assim como o trabalho Construtores da Paz, a Vigília Mariana, Quizz Interativo, participação das famílias dos universitários, entre outros”, disse.

Por sua vez, o palestrante da noite, Diretor do Instituto São Vicente de Campo Grande (MS), Pe. Ademir Lima de Oliveira, explanou sobre o tema da jornada de forma reflexiva. Ele disse ter tido acesso a uma pesquisa que foi feita pela comissão do evento junto aos universitários e que, dela, pode ver a perceber os anseios, perspectivas e expectativas da juventude. “Quando se fala desse tema, pensamos em potencialidades, vontades, desejos, expectativa de vida; mas também cobranças, exigências, dificuldades, processos de socialização, medo”, disse.

O palestrante lançou aos presentes a pergunta: “Qual a maior disputa na vida humana hoje”. Segundo ele, cada um tem uma resposta, como a disputa pelo dinheiro, pelo trabalho, pelas relações humanas. “Só que, em todas elas, deve haver a visão de ética, senão, serão muito dolorosas”, frisou.

O evento contou ainda com uma mesa de debates formada por alunos do Unisalesiano, que teve como tema o “Protagonismo Juvenil”, e mediadora, a professora Lilian Pacchioni. “Como conciliar, hoje, a vida acadêmica, a pessoal, as responsabilidades, os amigos?”, questionou ela, aos membros da mesa.

A aluna do 1º termo do curso de Biomedicina, Maria Helena Romero, respondeu que tudo é questão de organização e administração do tempo. “É focar naquilo que acreditamos e que queremos para nossa vida. E tudo tem que ser feito com amor e carinho”, disse.

Por fim, o reitor apresentou o vídeo “Que sociedade o jovem quer construir”, composto de declarações de alunos da universidade. Além dos integrantes da instituição, do bispo e do palestrante, participaram da abertura da jornada o Vice-reitor e Diretor do campus de Lins, Pe. Giulio Boffi, a Pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Ação Comunitária, Heloísa Rovery, a secretária de Educação de Araçatuba, Silvana de Sousa e Souza, que representou o prefeito Dilador Borges, e a coordenadora do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino de Araçatuba, Flávia Cristina Delbem, no lugar da Dirigente Regional de Ensino, Sueli Aparecida da Silva Bonfieti.

Monique Bueno/Unisalesiano Araçatuba


Fotos