Você está em:    Home      Notícias      Dia a Dia Salesiano      Homenagem do Papa e do Presidente Mattarella a Dom Bosco

Homenagem do Papa e do Presidente Mattarella a Dom Bosco

2 de fevereiro de 2018

Tem razão o Reitor-Mor, P. Ángel Fernández Artime, quando repete que Dom Bosco e o seu carisma não são um patrimônio apenas da Família Salesiana, mas de toda a humanidade. Foram disso, uma enésima prova, nestes dias, as inúmeras homenagens tributadas ao Santo dos Jovens da parte de pessoas de todas as realidades e contextos. Entre todos, queremos assinalar as palavras pronunciadas no dia 31 de janeiro pelo Papa Francisco, ao final da audiência geral de quarta-feira, e do Presidente da República Italiana, Sergio Mattarella, numa comunicação especial.

Depois de guiar a catequese sobre o diálogo entre Deus e o seu povo, o Santo Padre citou Dom Bosco e indicou-o como modelo para diversas categorias sociais: “Hoje recordamos São João Bosco, pai e mestre da juventude. Caros jovens, olhem para ele como um educador exemplar. Vocês, caros doentes, ao seu exemplo, confiem sempre em Cristo crucificado. E vocês, caros recém-casados, recorram à sua intercessão para assumirem com generoso empenho a própria missão conjugal”.

Por sua vez, o Presidente Mattarella dedicou uma longa comunicação à figura de Dom Bosco, no 130º aniversário de sua morte.

“Ocorre hoje o 130º aniversário da morte de João Bosco, sacerdote fundador dos Salesianos e das Filhas de Maria Auxiliadora, educador que a sociedade italiana pôde apreciar pela atenção aos jovens, pela paixão, pelo empenho em ajudar tantas pessoas em condições de humilhante pobreza e marginalização.

As origens humildes foram, na vida de Dom Bosco, uma raiz em que buscou orientação permanente. A sua inteligência, os seus dotes de socialidade, as suas grandes capacidades organizativas, inspiradas no testemunho evangélico, foram dirigidas à realização de obras que alcançaram um grande número de adolescentes, de crianças trabalhadoras, de jovens, oferecendo-lhes espaços preciosos de acolhida, instrução, formação, solidariedade, crescimento individual e comunitário. Soube fazer sua a questão social e construir espaços crescentes de cidadania.

Em muitas partes da Itália e do mundo, a marca de Dom Bosco e das Congregações promovidas por Ele ainda está viva. Muitos italianos devem aos Salesianos um pouco da sua cultura, da sua formação de cidadãos. A continuidade das obras de Dom Bosco representa uma contribuição à coesão e ao progresso social, valores que enriquecem um país, e ajudam toda a comunidade a enfrentar os desafios dos tempos”.

 

Comments

comments

Comente!

Contato

  • +55 67 3312 6400
  • Rua Pe João Crippa, 1437
  • CEP 79002-390 - Campo Grande, MS