You are here:    Home      Notícias      Dia a Dia Salesiano      Estreia 2017: Somos Família!
estreia

Estreia 2017: Somos Família!

3 de janeiro de 2017

Com o tema “Somos família! Cada casa, uma escola de Vida e de Amor”, a Estreia do reitor-mor para o ano de 2017 chama todos os que se inspiram no carisma de Dom Bosco a terem uma atenção especial às famílias.

Sempre no final de dezembro, desde os tempos de Dom Bosco, o Reitor-mor dos Salesianos publica a Estreia – um texto que orienta a reflexão e a ação de todos os ramos da Família Salesiana durante o ano seguinte. Para 2017, o tema escolhido pelo X sucessor de Dom Bosco, padre Ángel Fernandéz Artime, é: “Somos família! Cada casa, uma escola de Vida e de Amor”.

A Estreia 2017 foi elaborada com base nos dois Sínodos realizados pela Igreja Católica, em 2014 e 2015, e na Exortação Apostólica Amoris Laetitia (A Alegria do Amor), do Papa Francisco. Tanto as assembleias sinodais como a exortação apostólica tratam sobre a família nos tempos atuais, e como a Igreja pode ajudar para que as relações familiares sejam vividas com base no amor.

O Reitor-mor dividiu a estreia em três partes, sendo a primeira delas a reflexão sobre o que significa dizer que “Somos família!”.

Nascemos como família

Segundo padre Ángel, salesianos e salesianas devem estender à família um “olhar educativo pastoral”. Ou seja: trazer para a discussão que está sendo feita pela Igreja aquilo que é próprio do carisma salesiano.

Ele fala inicialmente sobre a família como uma realidade humana muito concreta, em que se aprende a arte da vida e do amor. “A família, bem o sabemos, é feita de rostos, de pessoas que amam, conversam, compartilham e se sacrificam pelos outros, defendendo-se e defendendo a vida dos seus caros a todo custo”, afirma o Reitor-mor. Na família a pessoa recebe um nome, experimenta afetos e realiza seu aprendizado – pois a família é a primeira escola para as crianças, o principal grupo de pertença para os jovens e o melhor abrigo para os idosos. Também aponta o significado da família como grande sinal e sacramento de Deus, que é comunhão e amor.

Por fim, afirma que a Família Salesiana é a destinatária da Estreia. “Como grupo religioso (congregações, institutos, associações de vida apostólica, associações de fiéis…) temos um forte sentido do vínculo de família que nos une”, considera padre Ángel. Essa premissa explica a obrigação da Família Salesiana de não apenas apoiar a Igreja na atenção às famílias, “mas também fazer uma ‘leitura salesiana’ – como educadores que somos de meninos e meninas, de rapazes e moças e de jovens – e dar a nossa humilde contribuição”.

Um convite à leitura calma, aberta e com coração disponível

A segunda parte da Estreia é dedicada à leitura da Exortação Apostólica Amoris Laetitia e a descobrir o que ela traz para a Família Salesiana. Padre Ángel ressalta que a exortação tem as características já conhecidas do magistério do Papa Francisco: um texto realista, direto e atraente. “Um texto aberto que nos convida a entrar ativamente no tema, não só acolhendo passivamente as ideias, mas procurando viver o mistério da vida e do amor desde a perspectiva da nossa própria vida e vocação pessoal”, considera.

O Reitor-mor destaca os pontos essenciais em cada um dos nove capítulos da exortação, mostrando o quanto dizem respeito diretamente à Família Salesiana. “O documento tem nove capítulos que ilustram a realidade do matrimônio e da família a partir de diversos pontos de vista, procurando associar a apresentação da beleza do projeto de Deus com atenção realista e misericordiosa às muitas situações imperfeitas e dolorosas que se dão na vida real. Cada capítulo é um entrelaçamento admirável da fidelidade à verdade com a compaixão e a misericórdia”.

A contribuição educativo-pastoral salesiana

Na terceira parte da Estreia, o foco são as ações práticas que podem ser realizadas pelos membros da Família Salesiana, de acordo com suas realidades e carismas específicos. O Reitor-mor afirma que a primeira atitude é estar próximos para ajudar a construir e a restaurar as famílias, já que, muitas vezes, a realidade familiar é complexa e difícil. “Perguntemo-nos, então, se pela nossa realidade de educadoras, educadores e pastores, podemos fazer alguma coisa em favor dessas famílias”, exalta padre Ángel, já que “são situações existenciais nas quais devemos ajudar a construir relações, curar feridas, auxiliar a abandonar temores…”.

Padre Artime considera que também é essencial que cada um repense o valor educativo da família segundo sua própria experiência e, ao mesmo tempo, que retome a história de vida do fundador da Família Salesiana, Dom Bosco. Com essa base, a proposta é ajudar as famílias a tomarem consciência de que são escolas de vida. Ele ressalta, entretanto, que a tarefa das instituições e dos grupos salesianos é estar ao lado das famílias, sem tentar substituir aquilo que somente a família pode oferecer.

Por fim, a Estreia afirma a missão pastoral salesiana de acompanhar as famílias e elenca algumas linhas de ação específicas, tais como: considerar a atenção às famílias como prioridade educativo-pastoral; ter o acompanhamento como serviço prioritário junto aos pais, aos cônjuges e aos jovens; ajudar as famílias a criarem e educarem seus filhos com o afeto e o coração; e auxiliar os jovens a descobrirem o matrimônio sacramental como ‘vocação’, fruto de discernimento e caminho de santidade.

Um pouco de história

A Estreia remonta ao tempo de Dom Bosco, e perpetuou-se como tradição salesiana em todos os seus sucessores. Quando dirigia o Oratório de Valdocco, na Itália, São João Bosco costumava entregar no último dia do ano um texto para os jovens alunos. Era um itinerário espiritual, com indicações para reflexão durante o ano seguinte.

Também é tradicional a forma como ocorre a cerimônia da Estreia. O tema é divulgado já em junho ou julho. Porém, o texto final é entregue em dezembro, nas mãos da Madre-geral, durante uma visita do Reitor-mor à casa das Filhas de Maria Auxiliadora. Depois, o texto é divulgado em todas as presenças dos Salesianos, das FMA e dos demais ramos da Família Salesiana ao redor do mundo. Torna-se assim, como para os meninos de Valdocco, um itinerário fara todos os filhos e filhas espirituais de Dom Bosco.

Comments

comments

Post a Comment

Contato

  • +55 67 3312 6400
  • Rua Pe João Crippa, 1437
  • CEP 79002-390 - Campo Grande, MS
@inspetoriacg