Início Comunicação Social Dia Municipal do Salesiano é comemorado em Corumbá

Dia Municipal do Salesiano é comemorado em Corumbá

39
0

Nesta terça feira, dia 18 de outubro, é comemorado o Dia Municipal do Salesiano, em Corumbá (MS). São 133 anos da presença Salesiana no Brasil e 117 de presença Salesiana em Corumbá.

A presença dos Salesianos em Corumbá começou no dia 04 de abril de 1899, quando teve início a obra de construção do tradicional Colégio Salesiano de Santa Teresa, estabelecimento educacional responsável pela formação cultural e cristã de milhares de crianças e jovens da região, que se expandiu de tal maneira que hoje existe em seu prédio uma faculdade, formando profissionais liberais, inclusive em Direito.

Alguns anos depois, os Salesianos também construíram na Cidade Branca, o antigo GENIC, hoje CENIC- Centro de Ensino Imaculada Conceição, tendo a sua capela na Rua 13 de Junho. Aliás, na Rua Dom Aquino temos o belíssimo Santuário de Maria Auxiliadora, outra majestosa obra dos Salesianos em na cidade.

Mais recentemente, em 3 de abril de 1961, o Padre Salesiano Ernesto Saksida lançou a pedra fundamental de uma das maiores obras já realizadas em nossa cidade e no estado: a Cidade Dom Bosco, que comemorou este ano os seus 55 anos e profícuo trabalho em prol da formação educacional e profissional de milhares de crianças e adolescentes de Corumbá, Bolívia, Ladário e Pantanal. Os Salesianos igualmente construíram a Paróquia de São João Bosco, que hoje tem em anexo, uma emissora de rádio comunitária, que é uma antena a serviço do bem e da coletividade.

Vale recordar que durante muitos anos, as irmãs de caridade da Missão Salesiana prestaram relevantes serviços no único hospital da Capital do Pantanal, que é a Santa Casa local, auxiliando em muito na recuperação da saúde dos enfermos.

A Família Salesiana em Corumbá é composta pelos Salesianos: Dom Segismundo Martinez, Pe. Waldomiro Bronakowski, Pe. Osvaldo dos Santos, Pe. Eduardo Moura, Pe. Jair Marques de Araújo, Pe. Miguel Paes da Silva e Pe. Pasquale Forin, que são responsáveis pelas presenças: no Colégio Salesiano de Santa Teresa, Salesianos Cooperadores, Ex-alunos, ADMA – Associação de Maria Auxiliadora, Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora, Paróquia São João Bosco, Comunidade São Pedro, Faculdade Salesiana de Santa Teresa, CAIJ, CENIC, Geniquinho e Cidade Dom Bosco.

Comunicação Cidade Dom Bosco