Início Comunicação Social Conheça Santo Afonso Maria de Ligório: o padroeiro da Inspetoria Salesiana de...

Conheça Santo Afonso Maria de Ligório: o padroeiro da Inspetoria Salesiana de Campo Grande

260
0

Admirado por Dom Bosco, Santo Afonso foi bispo, escritor, advogado e fundou a Congregação dos Redentoristas. É padroeiro dos confessores e da Inspetoria Salesiana de Campo Grande.

Dentre os santos que inspiraram o sacerdócio de Dom Bosco, está Afonso Maria de Ligório (1696 – 1787), um intelectual nascido em família nobre de Nápoles (Itália), conhecido em todo o mundo como o patrono dos confessores e dos teólogos de doutrina moral.

A teologia de Santo Afonso marcou profundamente a formação de Dom Bosco, especialmente quando ele entrou no colégio eclesiástico, dirigido pelo padre José Cafasso, no qual participava de aulas, reflexões em grupos e apostolado nos cárceres e hospitais de Turim.

João Bosco começou ali a ter contato com os meninos mais pobres da grande Turim e passava algum tempo com eles na catequese e nas brincadeiras. Visitando os cárceres, se sensibilizava com os mais pobres. Ao escutá-los na confissão e, a partir do método de Santo Afonso, chegava a tocar os corações deles.

Esse santo de devoção de Dom Bosco foi escolhido como o padroeiro da Inspetoria Salesiana de Campo Grande – fundada em 1894.

Santo Afonso

No dia 1º de agosto se comemora a festa de Santo Afonso Maria de Ligório, Bispo, Confessor e Doutor da Igreja. Fundador da Congregação do Santíssimo Redentor, é o tratadista por excelência da moral católica, e se destacou por sua profunda devoção a Nossa Senhora, em louvor da qual escreveu uma de suas mais belas obras, as Glórias de Maria. Foi um escritor muito prolífico; deixou 111 livros e opúsculos impressos e 2 mil manuscritos. Durante sua vida viu 402 edições de suas obras.

Faleceu em 1 de agosto de 1787, aos 90 anos. O Papa Gregório XVI o declara Santo em 1839. O Papa Pio IX o declara Doutor da Igreja em 1875.

Escrito com informações da Inspetoria São Domingos Sávio