Início Comunicação Social Conheça Santo Afonso Maria de Ligório: o padroeiro da Inspetoria Salesiana de...

Conheça Santo Afonso Maria de Ligório: o padroeiro da Inspetoria Salesiana de Campo Grande

244
0

Admirado por Dom Bosco, Santo Afonso foi bispo, escritor, advogado e fundou a Congregação dos Redentoristas. É padroeiro dos confessores e da Inspetoria Salesiana de Campo Grande.

Dentre os santos que inspiraram o sacerdócio de Dom Bosco, está Afonso Maria de Ligório (1696 – 1787), um intelectual nascido em família nobre de Nápoles (Itália), conhecido em todo o mundo como o patrono dos confessores e dos teólogos de doutrina moral.

A teologia de Santo Afonso marcou profundamente a formação de Dom Bosco, especialmente quando ele entrou no colégio eclesiástico, dirigido pelo padre José Cafasso, no qual participava de aulas, reflexões em grupos e apostolado nos cárceres e hospitais de Turim.

João Bosco começou ali a ter contato com os meninos mais pobres da grande Turim e passava algum tempo com eles na catequese e nas brincadeiras. Visitando os cárceres, se sensibilizava com os mais pobres. Ao escutá-los na confissão e, a partir do método de Santo Afonso, chegava a tocar os corações deles.

Esse santo de devoção de Dom Bosco foi escolhido como o padroeiro da Inspetoria Salesiana de Campo Grande – fundada em 1894.

Santo Afonso

No dia 1º de agosto se comemora a festa de Santo Afonso Maria de Ligório, Bispo, Confessor e Doutor da Igreja. Fundador da Congregação do Santíssimo Redentor, é o tratadista por excelência da moral católica, e se destacou por sua profunda devoção a Nossa Senhora, em louvor da qual escreveu uma de suas mais belas obras, as Glórias de Maria. Foi um escritor muito prolífico; deixou 111 livros e opúsculos impressos e 2 mil manuscritos. Durante sua vida viu 402 edições de suas obras.

Faleceu em 1 de agosto de 1787, aos 90 anos. O Papa Gregório XVI o declara Santo em 1839. O Papa Pio IX o declara Doutor da Igreja em 1875.

Escrito com informações da Inspetoria São Domingos Sávio

Artigo anteriorII Encontrão da Pastoral da Cidade Dom Bosco
Próximo artigoUniversidade Católica Dom Bosco inaugura novo bloco