Início Comunicação Social Começam hoje os Dias de Espiritualidade da Família Salesiana

Começam hoje os Dias de Espiritualidade da Família Salesiana

35
0

Tem início em Roma nesta quinta-feira, 15 de janeiro, a 33ª edição dos Dias de Espiritualidade da Família Salesiana (DEFS 33).  O encontro já é tradicional e representa um momento de comunhão, reflexão e partilha, durante o qual se pretende aprofundar especificamente o conteúdo da Estreia do Reitor-Mor dos salesianos, padre Ángel Fernández Artime.

Estes serão os primeiros DEFS para o reitor-mor, que no evento poderá apresentar o sentido da sua primeira Estreia que traz o tema: “Como Dom Bosco, com os jovens e para os jovens” , aos cerca de 400 participantes esperados – representando quase todos os 30 grupos da Família Salesiana (FS).

As atividades terão início na tarde de quinta-feira, 15, com as boas-vindas do padre Fernández Artime e a introdução aos trabalhos. Sucessivamente decorrerá a mesa-redonda, com o tema: “Como Dom Bosco, um carisma de evangelização”.

Para o encerramento do primeiro dia do evento estão programadas as exposições de três jovens e, eventualmente, dos participantes dos DEFS. Luca Pontassuglia, o jovem desenhista, autor do pôster da Estreia, explicará o sentido do seu desenho. Em seguida, será exibido o vídeo da Estreia e posteriormente o reitor-mor dará a tradicional ‘boa-noite’ aos participantes.

Na sexta-feira, 16, o evento será aberto com a apresentação dos vídeos testemunhos sobre a Família Salesiana, realizados nos meses anteriores, a convite do coordenador dos DEFS, padre José Pastor Ramírez. Em seguida, o reitor-mor falará sobre o que quer dizer a expressão ‘Estar com os jovens de hoje’ e presidirá a Santa Eucaristia. No fim da tarde todos os participantes irão à Obra Dom Bosco, de Cinecittà, para assistir o espetáculo encenado pelos pós-noviços Salesianos, de Nave.

No sábado de manhã vários palestrantes apresentarão o empenho da Família Salesiana para estar ‘Com os jovens e para os jovens’, nas diferentes regiões: padre Pablo Bustos, para a Argentina; padre Vicente Serrano, para a Espanha; Achim Jägers para os migrantes na Alemanha. Os padres José González Rodríguez e Donizete Ferreira também falarão do mesmo tema, declinando-o segundo as realidades das periferias existenciais e da Comunicação Social. O dia será encerrado com uma ‘Noite de Fraternidade’.

Por fim no domingo, 18, serão realizadas as últimas atividades do evento: a Santa Missa matutina e a celebração de assembleia final, com o Creio elaborado pelos grupos,  ambas presididas pelo reitor-mor.