Início Comunicação Social Começa a “Science Days” e Semana de Engenharia, Tecnologia, Química e Arquitetura...

Começa a “Science Days” e Semana de Engenharia, Tecnologia, Química e Arquitetura no UniSalesiano

56
0

A abertura da “Science Days” e da Semana de Engenharia, Tecnologia, Química e Arquitetura aconteceu na noite desta segunda-feira, dia 23, na capela do Colégio Salesiano “Dom Luiz Lasagna”. O ambiente ficou lotado de acadêmicos, professores, coordenadores, autoridades de Araçatuba e região, e teve ainda a presença do engenheiro da NASA, Gabe Gabrielle.

Os participantes se emocionaram com a apresentação da Orquestra de Câmara composta pelos alunos da Escola Estadual “Antônio Kassawara Katutok”, de Gabriel Monteiro. A orquestra foi regida pelo professor Márcio Cleber Gati Nunhez.

A saudação oficial foi feita pelo Reitor do UniSALESIANO, Pe. Luigi Favero, que agradeceu todos os presentes e destacou o sucesso dos EUA na conquista do espaço. “Os EUA fazem tudo bonito e funciona. E agora, parece que vão voltar a conquistar o espaço”, disse.

O reitor afirmou que todos querem voar porque voar quer dizer liberdade, quer dizer conquista. “E nós temos a sorte, a possibilidade, nesses dois dias de ‘Science Days’, de voar”, completou.

O reitor também parabenizou os envolvidos na organização da feira e da Semana de Engenharia, Tecnologia, Química e Arquitetura. “A grandeza de uma Instituição, de um curso, depende de quem dirige, dos professores e dos universitários”, disse.

Em seguida, o engenheiro Fernando Godoy ministrou a palestra “Inovações Disruptivas na Prática”. Diretor da Flex Interativa, empresa com DNA de inovação, Godoy falou sobre o profissional do futuro e ressaltou que a inovação é o acelerador do desenvolvimento.

Godoy citou alguns exemplos de inovações disruptivas que estão impactando praticamente todos os setores da economia mundial, como a Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial, Big Data, Blockchain, Impressão 3D e a Realidade Aumentada e Virtual. No final de sua palestra, aconselhou os presentes a seguirem o mantra: sonho grande, mente aberta e atitude empreendedora.

Por fim, a Bicampeã Brasileira de Cálculo Mental, Campeã Brasileira de Soroban e Coordenadora do Método Super Cérebro em São José dos Pinhais (PR), Sabrina Kanashiro, fez uma demonstração de como utilizar o soroban. Trata-se de um instrumento de origem chinesa, adaptado pelos japoneses e que possibilita fazer adição, subtração, multiplicação, divisão e até extração de raiz quadrada. A apresentação foi bastante aplaudida pelos participantes.

Monique Bueno
Jornalista