Início Comunicação Social Colégio Salesiano resgata tradição das “Academias” para festejar os 92 anos de...

Colégio Salesiano resgata tradição das “Academias” para festejar os 92 anos de fundação

56
0

A festa realizada no teatro Dom Bosco nesta quarta-feira (26/10) teve um atraso de 2 anos. Por causa da pandemia de covid19, o Jubileu dos 90 anos de fundação do Colégio Salesiano em Campo Grande não pode ser celebrado em 2020 e isso só foi feito neste ano, ao serem completados os 92 anos da instituição. “Celebrar 90 anos de dedicação à educação é a prova do apreço e respeito que o Colégio Salesiano Dom Bosco tem com a cidade de Campo Grande/MS, anos de trabalho por uma educação de excelência construindo saberes, conhecimentos e como dizia Dom Bosco: formando bons cristão e honestos cidadãos”, declarou o coordenador da escola, Lúdio da Silva, na abertura da solenidade.

O teatro ficou lotado com alunos, ex-alunos, colaboradores, professores e salesianos que compartilham partes da história do colégio nas próprias vidas. “Se aqui estamos é porque o colégio tem se mostrado ao longo dessas décadas, uma instituição sólida, baseada nos valores cristãos católicos, levada à frente por salesianos e leigos, como nós podemos representar aqui, comprometidos com uma educação de qualidade e para a vida. Ao longo desse tempo, o colégio teve a coragem de empreender, de mudar quando foi necessário e olhar para o futuro com esperança em seus alunos e famílias, na certeza de que a educação é transformadora da sociedade”, afirmou o P. Marcelo Fujimura, atual diretor do colégio nas palavras de abertura.

Também participaram da festa três salesianos que já foram diretores do Colégio Dom Bosco nos últimos anos, P. Elias Roberto, P. Wagner Galvão e P. Ademir Oliveira (diretor de Pastoral). Eles foram chamados ao palco pelo atual diretor administrativo do colégio, P. Luigi Favero, para juntos abençoarem a todos os presentes.

As apresentações da noite foram repletas de emoção, arte, histórias, nostalgia, poesia, música, dança, juventude e salesianidade. Os alunos do Ensino Médio encenaram o ‘Sonho dos 9 anos’ de Dom Bosco, contaram a história salesiana em música e teatro, apresentaram a força da pastoral juvenil e seus grupos com alegria, dedicação e espiritualidade e, por fim, homenagearam São João Bosco, que sonhou com os jovens em suas escolas e oratórios na América Latina. O grupo ‘Ballet Dom Bosco’ apresentou uma dança que remete a arte às tradições pantaneiras de Mato Grosso do Sul. O diretor do Colégio cantou ‘Sorridi Amore Vai’, com um grupo de alunos do 4° e 5º anos do Ensino Fundamental. Também se apresentaram o grupo Aves Pantaneiras da UCDB, a cantora e ex-aluna Evelyn Lechuga junto com um grupo de alunos do 6° e 7° Anos apresentou ‘Poesia musicada de Manoel de Barros’.

Um detalhe que chamou a atenção foram algumas apresentações em poesia e em prosa sobre histórias do colégio em que os alunos vestiam os uniformes do passado, nas décadas de 1940, 1950, 1960, 1970 e 1990.

O Colégio Salesiano Dom Bosco de Campo Grande traz “uma história construída por sonhos e por amor à educação. São gerações de famílias que deixaram suas marcas e que acreditam na Educação Salesiana como parte de uma transformação social, espiritual e humana. São avós, filhos e agora netos que seguem a pedagogia de Dom Bosco na busca pela formação do bom cristão e honesto cidadão. Para cada geração que passou por nossa escola ficou a lembrança de um tempo de entusiasmo e coragem em que todo o desafio foi um convite à luta, ao sucesso, à busca pelo conhecimento e a disposição de tentar algo novo, sempre. Por isso, nossa escola é norteada pela tradição, mas com foco na inovação e sempre promovendo melhorias contínuas para seguir sendo referência em educação, formação intelectual e valores humanos”, resumiram os jovens, da atual geração de alunos no agradecimento final.