Início Comunicação Social Bororos de Meruri participam da 26ª Romaria dos Mártires em Rondonópolis

Bororos de Meruri participam da 26ª Romaria dos Mártires em Rondonópolis

38
0

A convite do bispo da diocese de Rondonópolis-Guiratinga, Dom Juventino Kestering, três jovens bororo liderados pela anciã Leonída Akíri Kurireúdo e acompanhados pelo Ir. Mario Bordignon, participaram da 26ª Romaria dos Mártires – realizada em Rondonópolis no último domingo, dia 02 de abril.

O tema desta edição da romaria era “Mártires – testemunhas e defensores da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação”, em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2017. Cerca de 10 mil pessoas participaram e fizeram questão de deixar limpa a praça da antiga rodoviária onde todos convergiram e a Praça do Cais, na beira do Rio Vermelho, onde terminou a romaria com a celebração eucarística, ao anoitecer.

Os banners dos mártires dominaram a manifestação religiosa. Dom Juventino lembrou o início do processo de beatificação e martírio do Pe. Rodolfo Lunkenbein e do índio Simão Bororo. Ao refletir o Evangelho da ressurreição de Lázaro, o bispo convidou todos a gritar: “Desatar e caminhar pela vida” e, no encerramento, convidou os participantes a acender as velas e os celulares para receber Nossa Senhora Aparecida e iluminar “as trevas do Brasil onde impera a corrupção e os mais ricos querem até tirar a aposentaria dos mais pobres”.
Com o envio e a benção final dada junto com todos os padres da diocese a Romaria foi concluída.
Irmão Mario Bordignon, SDB

Fotos