Início Comunicação Social Animais serão vacinados por alunos do curso de Medicina Veterinária do Unisalesiano

Animais serão vacinados por alunos do curso de Medicina Veterinária do Unisalesiano

34
0

Parceria entre instituição de ensino superior e Prefeitura de Araçatuba existe há cinco anos

Pelo quinto ano consecutivo, alunos do curso de Medicina Veterinária do UniSALESIANO participam da Campanha de Vacinação contra a Raiva, em Araçatuba. A ação começa amanhã, dia 18 de agosto, e vai até o dia 2 de setembro – somente aos finais de semana, das 8h às 16h.

Serão destinados aproximadamente 70 postos de vacinação, localizados em todas as regiões da cidade, sendo eles: escolas, unidades de saúde, centros comunitários, bares, entre outros (confira a programação abaixo)

O coordenador do curso de Medicina Veterinária, Profº. Rafael Cipriano, conta que foi realizada uma reunião entre os acadêmicos do segundo e terceiro anos da graduação, no começo deste mês, para orientações. “Nossos alunos já sabem aplicar uma vacina subcutânea e serão acompanhados por funcionários experientes na área. Isso acaba sendo um treinamento para eles”, disse.

Cipriano completa que a participação nesse tipo de evento é satisfatória. “Além de treinarem a aplicação de vacinas, ficam mais próximos da população e seus animais.”

A campanha é realizada pela Prefeitura de Araçatuba, por meio do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), com foco nos cães e gatos saudáveis, com idade superior a 4 meses. É necessário apresentar a carteirinha de vacinação.

O órgão chama atenção para a importância de a população levar seus animais para passear utilizando coleira e guia; procurar com urgência um serviço de saúde em seu município sempre que ocorrer uma agressão ou acidente produzido por cão, gato ou outro animal e, em caso de dúvida sobre a saúde do seu animal, procurar um médico veterinário.

De acordo com o Ministério da Saúde, a raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%.

A vacinação anual de cães e gatos é eficaz na prevenção da raiva nesses animais, e consequentemente a raiva humana.

O Ministério salienta ainda que é importante evitar de se aproximar de cães e gatos sem donos, não mexer ou tocá-los quando estiverem se alimentando, com crias ou mesmo dormindo. Além disso, nunca tocar em morcegos ou outros animais silvestres diretamente, principalmente quando estiverem caídos no chão ou encontrados em situações não habituais.

Clique aqui e conheça os postos de vacinação.

Monique Bueno/Unisalesiano Araçatuba