Início Comunicação Social Advento: Tempo de Alegria e Esperança!

Advento: Tempo de Alegria e Esperança!

42
0

Com a chegada de novembro, temos um novo ano litúrgico à nossa frente e, com ele, iniciamos o tempo do Advento.

Advento é tempo de espera e preparação para a grande Festa do Natal, na qual nos preparamos para celebrar a Encarnação do Filho de Deus neste mundo.

O Advento é composto por quatro semanas, nas quais a Igreja prepara a celebração da Vinda do Senhor.

As duas primeiras semanas se concentram naquela Vinda no final dos tempos, já pré-anunciada  na Liturgia. A partir do dia 17 de dezembro, a atenção detém-se na Vinda do Senhor na nossa humana natureza, no mistério do Natal.

 “Eis a voz do meu Amado! Ele vem correndo pelos montes… Meu Amado é meu e eu sou dele!” Essas palavras da esposa do Cântico dos Cânticos exprimem o sentimento da Igreja: É o Filho eterno que vem, desposando nossa humanidade no mistério da Encarnação. “Porque Deus amou tanto o mundo que entregou o seu Filho único”  (Jo 3,16) para ser o Esposo da humanidade, o Salvador do mundo.

 “Muitas vezes e de modos diversos falou Deus, outrora, aos Pais pelos profetas; agora, nestes dias que são os últimos, falou-nos por meio do seu Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e pelo qual fez os séculos” (Hebreus 1,1-2).

Deus já não nos manda um mensageiro, um intermediário, um presente… Ele vem pessoalmente no seu Filho, vem ele mesmo ser o Emanuel, o Deus-conosco! Por isso o homem pode ter a certeza que não mais está só, não mais pode se sentir desamparado, esquecido, perdido… apesar de tanta dor e sofrimento ainda existentes no nosso mundo!

Os sentimentos que nos devem orientar nas quatro semanas do Advento são:

  • A vigilância na fé, na oração, na busca de reconhecer o Cristo que vem nos íntimos apelos no nosso coração, nos acontecimentos e nos irmãos.
  • A conversão, procurando abrir-nos de verdade ao Senhor e consertar nossos caminhos, andando nas estradas do Senhor, para seguir a Jesus rumo ao Reino do Pai.
  • O testemunho da alegria que Jesus nos traz, através de uma fé firme e convicta, de uma caridade paciente e carinhosa, de uma esperança viva, firmada na total confiança na fidelidade de Deus.
  • A pobreza interior, de um coração disponível para Deus, como Maria, José, João Batista, Zacarias, Isabel… personagens que nos ensinam a confiar no Senhor apesar de não compreendermos o seu tempo.

Para nós é tempo de alegria esperança na feliz expectativa do Cristo que vem e na invencível certeza de que ele não falhará. Mais que o vigia esperando pela aurora, a Igreja espera o seu Senhor.

Jaqueline Mendonça

Assessora da Pastoral Juvenil Salesiana