Início Escola Colégio Salesiano Santo Antônio realiza Jornada para 66 jovens

Colégio Salesiano Santo Antônio realiza Jornada para 66 jovens

508
0
66 alunos do Colégio Salesiano Santo Antônio participaram da Jornada Salesiana na Casa do Sonho. Foto: Pastoral CSSA

Neste final de semana ocorreu a 16ª Jornada do Colégio Salesiano Santo Antônio, de Cuiabá, na Casa do Sonho, em Chapada dos Guimarães-MT, destinada aos alunos do Ensino Médio. Com a presença de 66 jovens foi a maior jornada da história do colégio, juntamente com a presença de 33 monitores, dentre eles, o Coordenador de Pastoral, Tirocinante Roberto Brito, SDB.

Os jovens viveram momentos únicos que para sempre ficarão marcados em suas vidas, tiveram momentos íntimos com Deus, refletiram sobre seus relacionamentos na vida, com suas famílias, amigos e até mesmo desconhecidos. Os jovens se aproximaram verdadeiramente de Deus através de dinâmicas interativas, reflexões, brincadeiras e momentos de partilha.

Com o tema “Serei tua casa”, e a música tema “Casa”, do grupo Colo de Deus, os jovens puderam refletir sobre pertencimento, onde está sua verdadeira casa, o lugar que eles devem morar e se aconchegar que é junto de Deus. Mas também, foram feitas reflexões sobre essa casa aqui na terra, que além de Jesus eles devem também achar carinho, conforto e moradia com aqueles que os querem bem, como seus pais, familiares e amigos.

Os jovens aprenderam que devem encontrar sua verdadeira morada em Jesus acima de tudo, mas que aqui na terra encontrarão alicerce e apoio em alcançar essa grande casa no final de tudo.

Todos os momentos da Jornada Salesiana foram feitos tanto por leigos quanto por Salesianos consagrados. E os momentos feitos por leigos foram organizados pelos próprios jovens monitores, tanto ex-alunos, quanto ex-alunos da instituição. O que fez toda a diferença na caminhada desses jovens foi que eram jovens evangelizando jovens, fazendo com que eles se vejam em lugares de liderança junto a Deus. Não eram apenas adultos conversando com aqueles jovens, e isso foi primordial para que esses 66 jovens abrissem seus corações.

No domingo, a Celebração Eucarística foi presidida pelo Padre Marcelo Fujimura, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Guia, fazendo com que os jovens agradecessem por tudo que viveram ali. No ponto alto de nossa jornada os jovens acompanharam a Santa Missa para que fosse reforçado que tudo ali é por Jesus.

Desde sua primeira edição, a Jornada do Colégio Santo Antônio foi organizada pela Pastoral Juvenil, porém produzida quase que por inteiro pelos jovens monitores, alunos e ex-alunos. E é aí que está a diferença, todas as lembranças, todos os momentos são feitos à mão para que os jovens sintam e percebam que são amados.

A pastoral dá todo o apoio e confiança porque sabem o quão importante é a jornada na vida dos alunos da instituição. Com os ensinamentos de São João Bosco a jornada do Santo Antônio exala o carisma Salesiano sendo jovem, acolhedora e repleta do amor de Deus.

Escrito por: João Pedro Panini, ex-aluno CSSA.