Início Comunicação Social 200 formandos participam de encontro nacional com o Reitor-Mor

200 formandos participam de encontro nacional com o Reitor-Mor

28
0

Começou na manhã do dia 24 de julho o Encontro Nacional de Formandos no Colégio Salesiano Santa Rosa, em Niterói – cidade de entrada dos salesianos no Brasil em 1883. Foram cerca de 200 formandos das seis inspetorias brasileiras, acompanhado de todos os inspetores e delegados inspetoriais para a formação.

O encontro foi marcado por momentos especiais de oração, formação, esporte e animação. A maior parte do primeiro dia foi dedicada ao estudo do Quadro de Referência para a Pastoral Juvenil Salesiana, conduzido pelo Pe. Rafael Zanata, de Campo Grande. À noite, houve torneios com uma equipe de futsal e de vôlei para cada inspetoria, com direito a premiação.

O segundo dia contou com a presença de um convidado ilustre: Pe. Ángel Fernandez Artime, décimo sucessor de Dom Bosco, que veio de Roma para prestigiar o evento. Ele presidiu a missa da manhã na Basílica de N. Sra. Auxiliadora e recebeu homenagens da banda do Colégio Santa Rosa, uma das mais antigas do mundo salesiano. O almoço foi especial, com dois formandos de cada inspetoria sorteados para compor a mesa de honra ao lado do Pe. Ángel.

Na tarde do mesmo dia (25), o Reitor-mor  dirigiu a palavra aos formandos no auditório do colégio. De modo muito fraterno e espontâneo, ele apresentou um panorama da formação salesiana e falou sobre vários sonhos que tem para a Sociedade de São Francisco de Sales. Uma de suas primeiras palavras foram: “somos uma congregação preciosa”, especialmente se referindo ao fato de ser a congregação com mais vocações no mundo. “Temos uma grande responsabilidade diante de Deus porque nos manda centenas e centenas de jovens para serem pais, irmãos e amigos dos mais necessitados”, disse ele. Ao final de sua fala, ele respondeu a perguntas previamente selecionadas e a outras que a plateia apresentou. À noite, os formandos fizeram diversas apresentações na Noite Cultural, mostrando a riqueza cultural e religiosa de cada inspetoria.

O último dia principiou com a missa na basílica sob a presidência do Pe. Ángel, a qual foi transmitida para o Brasil e o mundo pela Canção Nova – grupo que integra a Família Salesiana. Na homilia, ele estabeleceu paralelos entre a liturgia da Palavra e o ano bicentenário do nascimento de Dom Bosco, numa mensagem de entusiasmo para os que comungam do carisma salesiano. Após a missa, os formandos tiveram momentos de partilha interispetorial.

O encontro finalizou nesse mesmo dia com um momento de adoração eucarística e jantar.

Pe. Rafael Zanata Albertini

Delegado Inspetorial para Pastoral Juvenil Salesiana


Galeria de Fotos