Início Paróquias Paróquia São Gonçalo do Porto realiza festa das cores para homenagear catequistas

Paróquia São Gonçalo do Porto realiza festa das cores para homenagear catequistas

23
0
Crianças, adolescentes e jovens esbanjaram alegria na festa das cores em Cuiabá. Foto: PASCOM PSGP

Neste último domingo de agosto (27/08), a Paróquia São Gonçalo do Porto abriu suas portas para uma celebração única e colorida: a Festa das Cores, realizada em homenagem aos catequistas. Crianças, adolescentes e jovens das turmas de catequese aproveitaram o espaço do pátio da Matriz Paroquial para uma manhã de alegria, música e tinta em pó, em uma tradição que remete ao festival indiano.

O evento contou com a participação entusiástica do pároco, P. Rafael Gustavo Lopes, que se juntou aos fiéis na brincadeira de lançar tintas. A inspiração para a festa veio da Índia, onde o Festival das Cores marca a chegada da primavera e simboliza a vitória do bem sobre o mal.

Na Índia, esse festival é uma ocasião alegre em que as pessoas se reúnem para dançar, cantar, compartilhar comida e lançar cores vibrantes umas nas outras. Essas cores simbolizam alegria, harmonia e diversidade, transcendendo barreiras sociais e culturais.

A tradição da festa das cores ganhou popularidade em diversos lugares do mundo, inclusive fora da Índia. Durante o evento na Paróquia São Gonçalo, os participantes utilizaram pós coloridos e até mesmo água colorida para marcar a ocasião especial.

O Dia do Catequista foi escolhido como ocasião para essa celebração, reconhecendo o papel fundamental que os catequistas desempenham na formação religiosa. Eles são responsáveis por transmitir os ensinamentos, valores e tradições da fé católica, conduzindo aulas de catequese e auxiliando os estudantes na compreensão dos sacramentos e da Bíblia.

Mais do que um evento festivo, a Festa das Cores da Paróquia São Gonçalo do Porto representa a gratidão e o reconhecimento da comunidade pelo trabalho incansável e vital dos catequistas.