Início Comunicação Social Missionários Salesianos realizam encontro inspetorial em Nova Xavantina

Missionários Salesianos realizam encontro inspetorial em Nova Xavantina

75
0

Salesianos das presenças missionárias de Sangradouro, Meruri, São Marcos e Nova Xavantina estão reunidos na cidade de Nova Xavantina (MT) para o Encontro Inspetorial de Missionários Salesianos. O encontro acontece no CEFEM – Centro de Formação e Espiritualidade Missionária das irmãs Claretianas.

Além dos salesianos, também participam do encontro os representantes do CIMI-MT, Gilberto Vieira dos Santos e Augusta dos Santos, sua esposa, a voluntaria Bernadeth e o Indígena Boe Bororo, José Mário. O inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso (BCG) também participa do encontro.

A abertura do encontro, na segunda-feira (01/05) foi com um dia de retiro, pregado pelo Bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia, Dom Adriano Ciocca. O tema trabalhado com os missionários foi a Parábola do Bom Pastor (João 10) com a aplicação para a vida missionária.

O tema do encontro é ‘Querida Amazônia: sonho cultural, ecológico e eclesial’. A reflexão apresentada pelo P. Justino Sarmento Rezende, sdb,  vai ao encontro da Exortação Apostólica Pós-Sinodal “Querida Amazônia”, do Papa Francisco, que apresenta o Sonho Eclesial como o mais complexo e desafiante, no qual grandes esperanças foram depositadas e que revelou um longo caminho a ser percorrido. Este sonho pede novos rostos para a Igreja que sejam coerentes com a diversidade cultural e com os sinais dos tempos: escutar o grito da terra e dos pobres.

Para o diretor da presença salesiana de Meruri, P. Andelson de Oliveira, a reunião foi muito enriquecedora. “Fomos motivados a assumir os sonhos do Papa Francisco para nossas realidades. O modo como foi conduzido levou a todos nós a refletirmos sobre o nosso agir missionário”, declarou. O encontro termina nesta quarta-feira (03/05) com o almoço.