Início Instituição de Ensino Superior III Café Filosófico aprofunda antropologia de Santa Teresa Benedita da Cruz

III Café Filosófico aprofunda antropologia de Santa Teresa Benedita da Cruz

42
0

A comunidade do Instituto São Vicente, Curatorium do Pós-Noviciado, de Campo Grande (MS), promoveu, com o apoio da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), da coordenação do curso de filosofia e da coordenação da Semana de Filosofia e Saberes Filosóficos, o III Café Filosófico com o tema: A formação da pessoa em Edith Stein, que foi canonizada como Santa Teresa Benedita da Cruz, com orientação feita pela Ir. Adair Aparecida Sberga, FMA.

O evento aconteceu na quarta-feira (9/11) no Instituto São Vicente e contou com a participação de alunos e professores dos cursos de Filosofia e Teologia da UCDB e, por meio dele, foi concluída a programação da Semana de Filosofia 2022.

A palestrante, Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP-RP); Mestre em Educação – Pastoral Juvenil – pela Università Pontificia Salesiana (UPS-Roma/Itália), dentre outras formações, abordou questões em torno da antropologia filosófica, do método fenomenológico e da auto formação e formação da pessoa em Edith Stein.

Edith Theresa Hedwig Stein, O.C.D. foi uma santa, filósofa e teóloga alemã nascida judia, que se converteu à Igreja Católica. Ela foi canonizada em 11 de outubro de 1998 pelo Papa João Paulo II, sendo mártir da Igreja e uma das seis santas co-padroeiras da Europa.

Ela nasceu no Yom Kippur, o Dia do Perdão para os judeus. Seu pai morreu quando ela tinha apenas dois anos, o que fez cair sobre sua mãe Auguste a responsabilidade sobre os negócios da família. Apesar de sua mãe ser muito devota, Edith perdeu a fé em Deus ainda jovem.

Teve a grande mudança em sua crença no ano de 1921, a partir da leitura da autobiografia de Santa Teresa de Ávila, quando estava na casa da amiga Hedwig Conrad-Martius, em Bergzabern. Ela se converteu ao catolicismo e foi batizada em 1.º de janeiro de 1922, tomando a própria amiga como madrinha. Já religiosa, anotou: “A fé está mais próxima da sabedoria divina do que toda ciência filosófica e mesmo teológica”.

Anos mais tarde, ela viu a ascensão do Partido Nazista e a consequente perseguição aos judeus. Ela decide se tornar uma freira Carmelita Descalça no monastério de Colônia em 1933. Com a crescente ameaça nazista na Alemanha, Edith e sua irmã Rose são enviadas para o Carmelo da Holanda. Após a divulgação de uma carta da Igreja da Holanda com críticas ao nazismo, os cristãos judeus sofrem represálias, sendo Edith e sua irmã capturadas. Edith Stein morreu aos 50 anos, no campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, envenenada numa câmara de gás.

 

Com a colaboração de Patrick Santos, sdb