Início Comunicação Social II Novinter é realizado com noviços e noviças em Belo Horizonte

II Novinter é realizado com noviços e noviças em Belo Horizonte

32
0

Noviços e noviças de várias Congregações Religiosas se reuniram entre os dias 8 e 12 de maio no Centro de Formação Vicentina, em Belo Horizonte, para o II Novinter. Organizado pala Conferência dos Religiosos Brasileiros de Minas Gerais (CRB-MG), a proposta do encontro é fazer com que os participantes refletissem e aprofundassem dois temas pertinentes para a Vida Religiosa: Consciência moral e Consciência crítica.

No dia 8 deu-se início ao tema: Consciência moral assessorado pelo Frei Othon Júnior. Ele iniciou falando em breves palavras sobre a liberdade, que se dá de duas formas “a liberdade de”: família, cultura e religião e a “liberdade para”: a escolha e a transcendental. Citou assim uma frase “A maior liberdade se dá em relação a outra liberdade”. Falou sobre a formação da consciência dizendo que ela é o sacrário que existe em nós onde nos comunicamos com Deus.

O segundo dia iniciou-se com a celebração Eucarística presidida pelo Pe. Luís (Vicentino) e logo após o Frei Othon discorreu ao longo do dia sobre a Consciência moral nos dizendo que consciência tem a ver com coração, abordou também sobre a consciência nos tempos atuais falando que a mesma não é mais lugar de verdade, mas espaço de liberdade. Apresentou também dois tipos de consciência a consciência vazia e a consciência delegada. Na parte da noite cada grupo de vivência se reuniu para preparar um teatro sobre como a Vida Religiosa no passado absorveu esta consciência.

O terceiro dia se iniciou com a celebração Eucarística presidida pelo Pe. Lauro Shinohara, SDB. A manhã teve como meta a apresentação dos trabalhos, logo após foi abordado a consciência na visão do Concilio Vaticano II: “A consciência é o centro mais secreto do homem no qual se encontra a sós com Deus”. Foi dissertado sobre a liberdade e a fidelidade onde me torno um ser livre. Assim Frei Othon encerrou sua assessoria no Novinter. Na parte da tarde iniciamos a abordagem do tema da Consciência Crítica assessorada pelo Pe. Pinheiro, SDB. Iniciamos o tema vendo um vídeo sobre paradigmas com seus benefícios e malefícios, assim devemos correr dos paradigmas criando novos esquemas. No período da noite houve a gincana entre as equipes que gerou grande fraternidade e convivência.

No quarto dia a celebração Eucarística foi presidida pelo Frei Kelisson, OFM. Na parte da manhã fizemos uma revisão do terceiro dia e iniciamos a análise de três momentos, sendo eles o primeiro momento do objeto que se dá no período Feudal, Idade Média, o segundo momento do sujeito que se dá na Idade Moderna, Revolução Francesa e no período da noite foi abordado o terceiro momento social-dialético tendo em todos estes momentos trabalhos para serem realizados em grupos.

No quinto dia a celebração Eucarística foi presidida pelo Pe. Francisco SNS, logo após no período da manhã vimos os aspectos da Pós-Modernidade, vida religiosa e desafios da Pós-Modernidade assim encerrando a acessória do Pe. Pinheiro, SDB.

Para encerrar o encontro fizemos uma pequena avaliação e em seguida encerramos o encontro com um fraterno almoço.

Comunicação/Noviciado 2017


Fotos